.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 30 de junho de 2021

A FÉ EM JESUS TRIUNFA SEMPRE-Maria de Lourdes.

 A FÉ EM JESUS TRIUNFA SEMPRE

Domingo, 27 de junho de 2021.

Evangelho de Mc 5, 21-43.

 

         A liturgia de hoje nos convida fundamentar nossa vida em três virtudes: na fé, na solidariedade e na generosidade, buscando-as no Sagrado Coração de Jesus. Precisamos construir comunidade em que caibam essas virtudes! Que os nossos relacionamentos sejam baseados nelas, ao contrário das comunidades de hoje marcadas pelo individualismo, indiferença, intolerância e narcisismo.

         O Evangelho de hoje narra a realização de dois grandes milagres: a cura da mulher, que tinha uma hemorragia há 12 anos, e a “reanimação” de uma menina de 12 anos, que havia sido dada como morta. De acordo com a religião daquele povo, o fluxo de sangue fazia da mulher uma pessoa estéril e impura e para a menina morrer aos 12 anos era morrer na idade de se tornar mulher.

Esse evangelho ressalta muito bem que o povo esperava o Messias do jeito que Ele se revelou ser: misericordioso, amoroso, poderoso... Por isso, todos os rodeavam quando o viam. A multidão o acompanhava por causa das suas palavras, seu jeito de ser, falar e agir. O lugar de Jesus é sempre no meio do povo, partilhando das angústias do povo, como a de Jairo, chefe da sinagoga, que estava com a filhinha à beira da morte e da mulher, que há 12 anos sofria de hemorragia.

         Jesus exercia uma grande atração sobre as pessoas devido aos milagres que realizava, mas principalmente por sua santidade de vida e a grandeza de sua doutrina.

         Jairo se aproxima de Jesus, prostra-se diante d’Ele e pede a salvação de sua filha, uma menina de doze anos, dizendo: “Minha filhinha está nas últimas. Vem, impõe–lhe as mãos para que se salve e viva”. A súplica de Jairo é uma oração que brota do coração.

         Antes de ir à casa de Jairo para curar sua filha, no caminho, aconteceu outro milagre. Junto à multidão estava também uma mulher, que há 12 anos padecia de fluxo de sangue. Ela já havia gastado tudo o que possuía com vários médicos e ninguém resolvia seu problema, só piorava. Ela caminha até Jesus com fé e esperança de ser curada, embora fosse espremida pela multidão. A mulher tocou-lhe as vestes, e ela pensava: “se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada”, mais uma prova de fé, a mulher tinha certeza do poder de Jesus para curá-la. E no meio daquela multidão, Jesus pergunta: Quem me tocou? Então a mulher se prostrou diante d’Ele e declarou toda a verdade.

Muitas pessoas, naquele momento, estavam tocando Jesus, mas Ele percebeu que alguém o tocou de modo diferente, com fé, crendo no poder d’Ele. Ela crê que só tocando em seu manto seria curada. E no mesmo instante em que tocou nas vestes de Jesus, ela sentiu que estancou o fluxo de sangue. Sua fé simples tem a recompensa de Jesus, que se inclina a quem nele deposita confiança. E Jesus disse: “Filha, a tua fé te salvou, vai em paz e fica curada dessa doença”. Jesus a chama de “Filha”. Ela que era discriminada, marginalizada recebe esse tratamento carinhoso de Jesus.

        Fé é dar um passo de coragem e confiança. Assim deve ser nossa fé! Para Deus nada é impossível, mas é preciso que nós também toquemos Jesus e não só esbarremos nele. Tocar, quer dizer mergulhar em Jesus, deixá-lo agir em nós, confiar plenamente. Acreditar n’Ele, porque Ele está presente na Palavra, que nos orienta e na Eucaristia onde nós podemos recebê-lo verdadeiramente. É preciso que a nossa fé seja igual à fé da mulher, tocar Jesus, acolhê-lo no coração, fazer experiência do seu amor na nossa vida. Pode ser que muitos passem a vida comungando, mas não toquem em Jesus, não mergulhem e nem conhecem o Seu infinito amor.

         Jesus ainda estava falando com a mulher, quando Jairo recebeu a notícia: “Sua filha morreu”. Jesus escutou a notícia e disse a Jairo: “Não tenhas medo, basta ter fé”.

Jesus vai até à casa de Jairo acompanhado de Pedro, Tiago e João, os discípulos que ele sempre escolhia para acompanhá-lo em momentos especiais. Jesus acalmou os pais dizendo que a menina não morrera, mas dormia.

 Entraram no quarto os pais da menina, os três apóstolos e Jesus, que pegando na mão da menina disse: “Menina, levanta-te!” No mesmo instante a menina levantou-se e começou a andar, pois tinha 12 anos. Jesus mandou que lhe dessem comida por dois motivos: para melhor mostrar a eles a veracidade da ressurreição e para que eles vissem o duplo milagre realizado: Jesus além de ter ressuscitado a menina tinha curado a doença.

Jesus vence a morte, é o Senhor da Vida! Ele ressuscita os mortos com sua Palavra e com o poder de Deus, que age nele. Assim manifesta que Deus não criou a morte, nem se agrada com a morte de suas criaturas. Jesus é humano e divino, Ele tem poder sobre tudo, até sobre a morte. Ele é mais forte que o mal, mais forte que a morte.

Na cena da mulher doente, é ela que toca em Jesus, na cena da filha de Jairo é Jesus que a toca segurando a sua mão. Tocar em Jesus ou ser tocado por Ele é a mais pura demonstração do encontro que salva e transforma. Que maravilha: tocar e ser tocado por Jesus. É uma experiência que nos transforma de dentro para fora e nos faz ser instrumento de benção para os outros. Somente o encontro pessoal com Jesus nos leva a ser mais humanos e mais amorosos. Pelo encontro com Jesus, somos restaurados para viver segundo os valores do Reino; pelo encontro com Jesus, somos inseridos em seu Corpo, que é a igreja, a fim de vivermos como irmãos uns dos outros, construindo uma comunidade de fé, solidariedade e generosidade.

Dediquemos todas as nossas energias em favor da vida! Cristo nos quer aliados nessa luta, a fim de tornar cada vez mais difícil o trabalho da morte!

Abraços em Cristo!

Maria de Lourdes

Um comentário:

  1. Vamos sim está em orações José Salviano.
    Eu, Jair Ferreira da Cidade de Cruz das Almas, na Bahia da Diocese Nossa Senhora do Bom Sucesso, leio e reflito sobre as leituras diária dessa equipe(José Salviano, Helena Serpa, Olívia Coutinho, Dehoniamos, Jorge Lorente, Vera Lúcia, Maria de Lourdes Cury Macedo) colocando em prática no meu dia-dia, obrigado a todos que doaram um pouco do seu tempo para evangelizar, catequizar e edificar o reino de Deus, que o Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima continue iluminando a todos. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir