DOMINGO- 21 de abril
Jo 10,27-30
Não tirarão as ovelhas do meu rebanho
O Evangelho de hoje faz uma reflexão sobre o pastor e suas ovelhas. Na época de Jesus essa temática, pastor e ovelha, era muito comum. As ovelhas tinham uma grande ligação com o seu dono. Esta sintonia era tão grande que elas entravam no curral apenas quando ouviam a voz do seu verdadeiro dono. A esse fato dá-se o nome de pastoris palestinenses.
Poderá alguém tirar as ovelhas de seus pastores? Dos pastores descuidados podem, com certeza. Mas, de Jesus, o Bom Pastor, não! Pois, as “ovelhas”, filhos de Deus, foram entregues a Jesus pelo Pai com total carinho e zelo.
Para escutar a voz de Cristo é necessário crer. Uma vez que isso se torna fato, saberemos realmente quem é nosso Pastor. Crer em Cristo é “ser do alto” (Jô 18,37). E somente aquele que procura a verdade pode ouvir a voz de Cristo.
No versículo 28 Cristo afirma que dará a vida eterna à suas ovelhas e elas não se perderão. Se continuarmos a ler o Evangelho segundo João, encontraremos no capítulo 17 a sua definição sobre a vida eterna. Para João a vida eterna consiste que acreditems em Deus como único e verdadeiro e em Jesus Cristo como seu enviado (cf. 17,3). Assim sendo, a vida eterna vai se realizando quando conhecemos a Deus de maneira íntima e unificada por meio de Jesus Cristo.
Jesus faz duas afirmações que tocam fundo em nosso coração. Ele afirma que suas ovelhas não se perderão e em seguida, diz que ninguém as arrancará de suas mãos. Isso nos dá uma total segurança, pois sabemos o quanto este amor de Cristo é infinito.
Que nesta semana possamos analisar nossa caminhada e percebermos se somos boas ovelhas e se realmente escutamos a voz do nosso “Bom Pastor”. Por isso, deixo algumas perguntas que irão ajudar nossa reflexão:
Você procura ouvir a voz de Deus? Está sendo um bom Cristão? Como está a sua atitude diante do mundo? Será que está se perdendo no mundo?
Tenha uma boa reflexão. E não se esqueça: Deus te ama! Até a próxima.
Professor Isaías da Costa ( isaiasdacosta@hotmail.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário