.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

“O batismo do Senhor!” - Claudinei M. Oliveira.





Domingo, 13  Janeiro  de 2013.
Evangelho: Lc,3,15-16.21-22

            Chegamos à última celebração natalina. Vivenciamos um período lindo do nascimento do Senhor. Refletimos sobre nossas vidas, nossas ações e nosso comprometimento com Jesus de Nazaré. Agora voltaremos para  missão diária de elevar nossos desejos de que a palavra de Jesus penetre na essência da alma de cada cristão e que sensibilize a necessidade de conhecer as maravilhas deste jovem carpinteiro que se entregou a morte para salvar a humanidade do pecado e da exploração.
            Mas antes de Jesus passar pelos maus tratos e pelas dores dos acoites dos carrascos romanos  ele propagou lindas reflexões, incentivou o povo, acolheu todos sem distinção, fez milagres e mostrou como ser amigo verdadeiro. Ainda não relatei tudo que ele fez, mas uma das suas ações mais linda foi quando saiu ao encontro do João Batista  para receber o Batismo.
Jesus não precisava ser batizado. Ele era puro com um coração grande e solidário. Ele era o filho de Deus e tinha poder absoluto, mas batizou para solidarizar-se com todo o povo que buscava o batismo de João Batista. Ele deu exemplo para ser seguido e mostrou o quanto é necessário abrir-se para o novo. Jesus fortalecia ainda mais o desejo de conhecer o reino apresentado para a humanidade com seu gesto simples, mas de uma pureza relevante.
Lemos na antífona da entrada da celebração  que “batizado o Senhor,os céus se abriram, e o Espírito Santo pairou sobre ele sob forma de pomba. E a voz do Pai se fez ouvir: este é o meu Filho muito amado, nele está todo o meu amor” (Mt 3,16s). Jesus é luz que resplandeceu todo o Universo e se fez conhecido pelas suas atitudes de justiça e doçura. Os céus se abriram para dar glória a Deus pelo Filho bem amado que veio ao mundo como homem para orientar e dar testemunho de uma vida feliz e necessária.  A felicidade está na aceitação dos princípios do Evangelho que revelam as virtudes imprescindíveis para garantir a participação eterna. Só é feliz na totalidade quem ouve e pratica a verdade emanada da boca dos profetas e de Jesus.
Somos também batizados para fortalecer no Espírito Santo do amor. Nosso batismo é o selo do comprometimento que se faz com a igreja e com Cristo. O batismo nos compromete para agir em prol de um povo que necessita de paz, de amor, de carinho, de solidariedade e de perdão. Quando se batiza pensando em fugir do inferno ou para cumprir um modismo social não  vale nada, o batismo só é válido quando há um comprometimento sério com a igreja e com a humanidade. Cristo foi honesto até no momento do batismo, seu batismo revelou a necessidade da unidade  entre os homens, ao batizar Jesus igualou com todo o povo. Assim, a chama acesa deve mostrar o caminho a seguir com mansidão.
A leitura do profeta Isaías revela o Filho de Deus na terra cumprindo a missão de elevar a consciência do homem para um mundo cheio de justiça e paz.  O Servo que Isaías se refere é Jesus que não alardeará sua presença, nem aparecerá como rei perante o povo, mas humildemente mostrará o caminho da luz  para não dar passos em falsos. Também somos servos de Deus, somos filhos de Deus Poderoso e irmão de Jesus Cristo. Temos a missão de comprometer-se com o reino anunciado pelo Mestre dos Mestres, Deus também nos chamou e nos  tomou pelas mãos,  nos formou para abrirmos também aos olhos dos cegos, retirar o homem  cativo da prisão  e livrar aqueles que vivem nas trevas. Somos solidários para com a justiça, somos  enveredados  para anunciar as palavras corretas.
Quantos cegos e surdos existem no mundo de hoje! São pessoas sãs que não conseguem enxergar as belezas da vida nas pequenas coisas do mundo, são pessoas que receberam o batismo, mas deixaram a luz apagar-se. Estas pessoas tropeçam nos obstáculos da vida por serem torpes e não visualizar a mística  do encanto de Deus. Outras são surdas, não ouvem a palavra verdadeiramente. Seus ouvidos não estão voltados para Deus e nem para a escuta. Jesus foi um ouvinte surpreendente. Ele ouvia as pessoas com carinho, passava horas e mais horas a escutar. Depois agia, mostrava o caminho certo para os surdos. Diante disso não tem como não apaixonar por este menino de Nazaré que lapidou e/ou trabalhou a madeira na oficina de seu pai.
O cristão batizado tem forças para ajudar os necessitados. Jesus ajudava todos com maestria porque o Espírito Santo o fortalecia. Nós que acreditamos no batismo de Cristo também somos fortes para enfrentar as dificuldades da vida e colocar-se a  serviço do outro. Jesus sempre esteve presente na vida daqueles que o procurou, nós também devemos estar abertos para o diálogo e para intervir no momento certo.
Deus sempre está com seu povo, porém Jesus ao receber a água santificada do Jordão mostrou serviço por ande passava. Como descreveu na leitura dos Atos que Jesus andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio. A questão não é tão somente mostrar serviço, mas sentir as dores do outro e se colocar no lugar do outro para ajudar a sair da situação complicada. Nós também devemos estar atentos a nossa volta e perceber a necessidades das pessoas para colocar a serviço, ou seja, ir ao encontro do outro sem esperar algo em troca a não ser o desejo ardente de conhecer melhor Deus.
Portanto, o batismo do Senhor simboliza a magia da construção do reino forte e poderoso. Ao abrir os céus (Deus) entra em comunhão com a terra (humanidade) formando uma totalidade holística, Deus está na terra como a terra está no céu. Não existe diferença e nem superioridade, agora a humanidade vivencia a espirituosidade maior de um Deus que cumpriu sua promessa com os primeiros cristãos. Agora, pergunto: como está seu batismo? Tenha cumprido sua missão de cristão? Por que acredita no batismo? Tenha um bom domingo. Amém!
Claudinei M. Oliveira 

Nenhum comentário:

Postar um comentário