.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 27 de janeiro de 2013

: Quem está longe das coisas de Deus, vê, mas não enxerga, escuta, mas não compreende, por isso não se converte e permanece na escuridão- Maria Regina..



Quarta feira

Marcos 4,1-20


                           Mais uma vez a Liturgia nos apresenta a “parábola do semeador” como tema para nossa meditação e reflexão. Hoje, ressalta aos nossos olhos o verbo imperativo que Jesus usou para chamar a atenção da multidão, “Escutai”, assim como também a afirmação que fez quando terminou de contar a Parábola: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” Podemos então perceber que o nosso entendimento depende muito do modo como nós escutamos a Palavra e de como nós concentramos a nossa atenção e o nosso zelo e colocamos o nosso coração à disposição de Deus e em intimidade com Ele. O semeador é Jesus! O terreno é o coração das pessoas! A semente é a Sua Palavra! É Jesus quem, por meio de um ou de outro sai espalhando a semente da Sua Palavra.               Há os que escutam a Palavra de modo muito superficial e, por isso, facilmente ela é arrancada da sua mente. Por causa da falta de atenção e concentração, ela é esquecida – “é a semente plantada à beira do caminho”. Outros há que “escutam” a Palavra com mais aplicação e ela encontra guarida no coração, porém, lhes faltam perseverança e determinação. Desse modo, por qualquer coisa e diante da primeira dificuldade eles desistem e começam a desconfiar das promessas de Deus. Sucumbem diante dos desafios que a Palavra lhes propõe – “é a semente que cai em terreno pedregoso”. Acontece também que existem aqueles que “ouvem” a palavra e a assimilam dando demonstração de que ela fecundará, no entanto, o trabalho, a família, os planos, os bens, o amor à riqueza, intervêm e eles entram na rotina da vida consentindo que as preocupações os sufoquem e deixem de lado a mensagem da Palavra de Deus e os Seus ensinamentos – “é a semente que caiu no meio dos espinhos”. Há outros, no entanto, a quem a mesma Palavra foi lançada, porém, ao contrário dos outros, a escutaram, com decisão e com consciência de acolher os ensinamentos de Deus.
                  Não opuseram resistência, despojaram-se dos seus conceitos e deram a devida importância ao que “escutaram”, assim colheram frutos de uma vida fecunda porque fundamentada na Palavra de Jesus – “é a parte que caiu em terra boa e deu fruto” como o próprio Jesus conta no Evangelho. Jesus também nos dá a chave do mistério do reino de Deus quando diz: “Para os que estão fora, tudo acontece em parábolas”! A multidão que acompanhava Jesus fazia-o de longe, às margens, na praia, e, por isso, não compreendia o que Ele lhe falava. Os seus discípulos, porém, subiam com Ele na barca, estavam perto Dele, O escutavam e tinham a chance de apreender melhor porque Jesus lhes explicava. Quem está longe das coisas de Deus, longe da Igreja, vê, mas não enxerga, escuta, mas não compreende, por isso não se converte e permanece na escuridão.
                  Tanto na Igreja como em comunidade nós temos a oportunidade de escutar melhor para entender os ensinamentos de Jesus. Assim sendo, nós temos a chance de sondar o terreno do nosso coração e perceber se a Palavra está ou não dando frutos na nossa vida ou se estamos apenas ouvindo falar, porém, sem escutar e pôr em prática. Esta avaliação, nós a fazemos nas horas em que enfrentamos a tribulação, nos momentos de preocupações, diante da ilusão das riquezas e outros empecilhos que nos desafiam. O nosso coração é um terreno fértil quando a Palavra se faz vida na nossa vida e, mesmo no meio das provocações nós damos testemunho da nossa fé. Reflita – Como está o terreno do seu coração? – Você tem colocado zelo em escutar a Palavra do Senhor? – Aonde você tem buscado o entendimento das coisas de Deus? – Quando você “escuta “ a Palavra de Deus você tem o propósito de vivenciá-la? – Você tem acolhido a semente da Palavra ou tem desistido Dela por qualquer motivo?
Amém
Abraço carinhoso
De Maria Regina

2 comentários:

  1. Que sejamos "Terra Fértil", e abramos nossos corações para acolher e vivenciar a Palavra de Deus onde quer que formos! Amém

    ResponderExcluir
  2. Que possamos através da palavra de Deus dar frutos, cem por um!

    ResponderExcluir