.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Santanás será destruido-Missionários Claretianos





Segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
Santo Tomás de Aquino, Presbítero e Doutor da Igreja (Memória).
Outros Santos do Dia:Amadeu de Lausanne (monge, bispo), Antimo de Brantôme (abade), Flaviano de Cività Vecchia (mártir), Glastiano de Kinglassie (bispo), João de Réomé (abade), Juliano de Cuenca (bispo), Leônidas e Companheiros (mártires do Egito), Odo de Beauvais (monge, bispo), Paládio de Antioquia (eremita), Paulino de Aquiléia (bispo), Pedro Tomás (bispo, mártir), Ricardo de Vaucelles (abade), Tiago da Palestina (eremita), Tirso, Lêucio e Calínico (mártires de Apolônia, na Frígia).
Primeira leitura: Hebreus 9,15.24-28
Pela sua morte expiou os pecados
Salmo responsorial: 97
Cantai ao Senhor um cântico novo.
Evangelho: Marcos 3,22-30
Santanás será destruido
O relato de Marcos vai elevando a tensão entre Jesus e seus adversários. Este episódio deixa claro qual é a posição de cada um. Os adversários de Jesus buscam, a todo custo, desqualificar sua práxis. Aqui a controvérsia é diretamente com os escribas. A maneira mais fácil de atacar é dizer que suas ações milagrosas (curas, expulsão dos espíritos imundos) são realizadas pelo poder do chefe dos demônios (Belzebu).
Jesus, utilizando a linguagem parabólica, típica de sua pregação, deixa em evidencia que ninguém pode lutar contra si mesmo. O demônio não pode autodestruir-se. Na sequencia vem a sentença contundente de Jesus: negar-se a aceitar a ação do Espírito Santo, que age em favor dos pobres, dos excluídos, dos marginalizados é o pior pecado que se possa cometer.
Também em nossa sociedade acontece algo parecido. Quando se quer desqualificar uma ação social libertadora em favor dos empobrecidos e excluídos, o mais fácil é qualificar o pregador chamando-o de comunista, subversivo, terrorista. Também às vezes se desqualifica os líderes das comunidades com calunias e rumores mal intencionados. Aproveitemos este momento para revisar nossa forma de proceder em nosso contexto social, eclesial e comunitário. É bom a gente se questionar sobre nosso posicionamento em relação aos nossos lideres!

Nenhum comentário:

Postar um comentário