.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

“FAZEI TUDO QUE ELE VOS DISSER”!- Olívia Coutinho



II DOMINGO COMUM
 
Dia 20 de Janeiro de 2013
 
Evangelho Jo 2,1-11
 
Quase sempre, não temos paciência de esperar pelo tempo de Deus!
E na busca incessante  do imediato, acabamos nos  embriagando com um vinho ruim que nos traz uma falsa alegria, com isso, vamos perdendo a oportunidade de beber, de  saborear o vinho novo da alegria,  da aliança,  do amor e da união entre todos.
É Jesus  que nos  vem trazer o vinho novo, o vinho da esperança que é oferecido a todos que querem  seguir os seus passos!
No evangelho deste domingo, vemos um dos primeiros sinais de alegria realizado por Jesus, sinal que teve a significante participação da primeira pessoa a beber deste vinho novo: Maria!
Tudo acontece numa festa de casamento em Caná da Galileia, festa em que, Jesus, sua Mãe e seus discípulos estavam  presentes. 
A narrativa nos mostra um exemplo claro da solicitude maternal  de Maria, que se mostra sensível à dificuldade  do próximo.
 Certamente Jesus e sua mãe, eram amigos íntimos da família, tão íntimos que Maria, sempre atenta aos detalhes,  percebe de imediato  a falta do vinho, o que indica que os anfitriões desta festa, eram pobres, do contrário não faltaria  vinho.
Ao invés de levar  o fato ao conhecimento do mestre - sala, Maria não hesita, vai direto a Jesus, pois ela sabia que Dele viria a solução.
Com esta atitude de Mãe que quer  proteger seus filhos,  Maria evita  que os donos da festa passem por um vexame,  já que naquela época, o vinho  era considerado o símbolo da alegria, a bebida que não podia faltar numa festa!
O interessante, é que Maria não pede nada a Jesus, simplesmente apresenta a Ele o fato: “Eles não tem mais vinho”! Com esta atitude, ela entrega o problema para Jesus, segura de que, de alguma forma, Ele agiria em favor dos donos da festa.
Foi uma plena afirmação da sua fé no poder do seu filho Jesus!  A confiança que Maria tinha no filho  era tão grande, que mesmo  antes de um parecer Dele, ela dirige aos serventes e diz: “Fazei tudo que Ele vos disser”. E o  milagre acontece: Jesus transforma a água em vinho!
O texto  é rico em detalhes, sugestivo à reflexão, porque envolve a missão de Jesus, e a importante força de  interseção de Maria, que antecipa a hora de Jesus.
Maria não é simplesmente uma figura histórica, e sim, um exemplo de Mulher atenta, atuante, solidária diante às necessidades dos seus filhos!  Como Mãe, ela é nossa  intercessora,  levando  a Jesus todas as nossas súplicas!
O homem foi criado para relacionar-se com Deus e esta relação amorosa  começou a partir do ventre sagrado de Maria, o ventre  que nos trouxe Jesus, o único mediador entre o homem e Deus!
Somos eternos aprendizes de Maria, com ela  aprendemos a ser mais solidários,  a ter um olhar de misericórdia e a  dar passos ao encontro do outro! Sigamos o seu exemplo, estando sempre atentos  às necessidades dos nossos irmãos!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS!- Olívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário