.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

É permitido fazer o bem ou o mal ao sábado? - Missionários Claretianos


Quarta-feira, 23 de janeiro de 2013
2ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia:Amásio de Teano (bispo), Armando de Mairé (abade), Ásclio de Tebaida (mártir), Bernardo de Viena (monge, bispo), Clemente (bispo) e Agatângelo (seu diácono), (ambos mártires de Ancira), Colmano de Lismore (bispo), Eusébio de Mount Coryphe (eremita), Ildefonso de Toledo (bispo), João, o Esmoler (bispo de Alexandria), Luftilde de Colônia (virgem), Pármenas de Filipos (diácono citado em At 6,5, mártir).
Primeira leitura: Hebreus 7,1-3.15-17
Permanecerá sacerdote para sempre.
Salmo responsorial: 109
Tu és sacerdote para sempre.
Evangelho: Marcos 3,1-6
É permitido fazer o bem ou o mal ao sábado?
Uma vez mais Jesus entra em confronto com o poder religioso e político de seu tempo. A causa da controvérsia continua sendo a mesma: a opção de Jesus pelos empobrecidos e excluídos, atitude que confronta com a lei e com a prática das instituições religiosas. O homem da mão paralisada simboliza a “paralisia” das sinagogas que amarram as pessoas e não lhes permite serem livres.
A sinagoga é lugar de oração e da instrução rabínica ao povo. Jesus questiona a validade da lei frente a defesa da vida, quando esta corre perigo. Quando a vida dos fragilizados está seriamente ameaçada, é necessário arriscar a própria vida para defendê-la. Esta claridade e radicalidade de Jesus incomodava os dirigentes que se consideravam a consciência do povo.
Porém, cuidado, também nós podemos cair na lógica de colocar acima da dignidade humana as estruturas políticas, econômicas ou religiosas. É verdade que a solidariedade para com os oprimidos pode nos trazer serias consequências, a ponto de colocar em risco nossa própria vida. Porém, esta é a consequência inevitável, se procuramos ser fiéis a Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário