IV DOMINGO DO ADVENTO
Dia 23 de Dezembro de 2012
Evangelho de Lc 1,39-45
Já estamos vivendo o espírito Natal! E neste espírito de fé, podemos perceber o quanto foi frutuosa a nossa preparação para a celebração deste grande acontecimento que marcou a história da humanidade dividindo-a em antes e depois!
Aprendemos muito ao longo desta nossa caminhada de fé, mas ainda há muito que aprender, afinal, a caminhada do cristão é um processo lento, que vai tomando uma dimensão maior, à medida que intensificamos os nossos encontros com Jesus!
É importante entrarmos no mistério da encarnação de Jesus, conscientizarmos de que o Natal não se resume num só dia, o Natal deve acontecer em todos os dias de nossa vida!
Mais do que uma festa, quando se partilha presentes, o Natal é a presença viva de Jesus em nós, é vivendo esta presença viva de Jesus, que o Natal acontece sempre em nossa vida.
O Natal é um o momento propício de nos apresentarmos a Deus, com o firme propósito de dar a Ele o nosso "Sim" de fidelidade a sua proposta de vida e de santidade, como fez Maria, logo após o anuncio do Anjo, de que dela nasceria o salvador!
O evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, vem mais uma vez nos falar da doce figura de Maria, da sua entrega à vontade de Deus.
Com a revelação do Anjo, sobre a sua gravidez e a gravidez de sua prima Isabel, Maria não pensou mais em si mesma, renunciou a todos os seus projetos pessoais para se colocar inteiramente à serviço de Deus na pessoa do outro! Podemos perceber isto claramente, quando ela, impulsionada pelo amor, dirigi-se apressadamente até a casa de Isabel, uma mulher de idade avançada, que morava num lugarejo bem distante e que certamente necessitaria de maiores cuidados durante a gravidez. Com este gesto abnegado de amor, Maria nos dá um grande exemplo de solidariedade, nos ensinando que o amor é mais do que sentimento, mais do que palavras bonitas: o amor é gesto concreto, é decisão de ir ao encontro do outro, de inteirar-se de suas necessidades.
Subindo montanhas, levando Jesus em seu ventre, Maria se torna a primeira discípula de Jesus!
O texto nos fala de dois encontros que ficaram marcados em toda história: o encontro de duas grandes mulheres, que transmitem vida a outra vida, contribuindo assim, para que o encontro entre Divino e humano se realizasse, uma mulher se alegra com a alegria da outra, e juntas Maria e Isabel agradecem a Deus o dom da fecundidade. O relato nos fala também de um dos mais belos encontros de amor: um encontro invisível aos olhos humanos de duas crianças que estavam sendo gestadas no ventre destas duas mulheres distintas: no ventre da jovenzinha de Nazaré, crescia Jesus,O Salvador do mundo, Àquele que mais tarde daria a sua vida para nos resgatar. E no ventre, antes estéril de Isabel, crescia o menino que pulou de alegria ao sentir a presença de Jesus: João Batista, aquele que seria o grande profeta, o precursor que iria preparar o caminho para a entrada de Jesus na historia da salvação.
Ao se entregar totalmente à vontade de Deus, Maria participou da historia da libertação da humanidade, enfrentando todos os desafios, desde a concepção de Jesus, até a sua morte de cruz! E mesmo com o coração transpassado de dor, ela se manteve de pé aos pés da cruz. O papel desempenhado por Maria na encarnação e na morte de Jesus, nos deixa um grande exemplo de mulher forte, que ama, que não se deixa abater pelo sofrimento, porque confia no poder grandioso de Pai!
Maria é a voz que grita na defesa dos pobres, de todos aqueles que buscam nela a confiança, a força para lutar e vencer os poderosos!
“Deus cativou Maria e ela se deixou cativar!”
Com o testemunho de Maria aprendemos a dar passos até Jesus, saindo de nós mesmos para ir ao encontro do outro.
DESEJO A TODOS UM FELIZ E SANTO NATAL!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia
Nenhum comentário:
Postar um comentário