.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

A ORAÇÃO PERFEITA-Professor Isaías

28 de Julho de 2013  DOMINGO - Evangelho - Lc 11,1-13

A ORAÇÃO PERFEITA

ENTENDENDO O EVANGELHO
No evangelho de hoje vemos que Jesus ensina aos seus discípulos a oração perfeita! A súplica dos discípulos em querer fazer uma oração perfeita toca no mais profundo do coração de Jesus. Por isso Ele diz: “Quando quiserdes orar, dizei. Pai nosso que estás nos céus.”
A fórmula oracional ensinada por Jesus aos discípulos é simples, todos conseguem compreender e todas as memórias conseguem guardar. Nada falta e nem sobra nesta oração. Tudo nesta oração é novidade, sobretudo as palavras iniciais. Ao usar a palavra Pai, Jesus aproxima o contato das pessoas com Deus. Pai, protetor.
Jesus cria uma intimidade com o Pai. Até então, as orações eram protocolares, ou seja, eram formadas por pensamentos vazios. Ex. “Demanda de Stotoetis, filho de Apinguis, filho de Tesenuphis: Espero ficar livre de minha doença. Concede-me”. Essa era uma típica oração aos deuses, que nada aproximava o humano ao divino. O Pai Nosso aproxima o humano do divino.
Jesus observa os olhares atentos e interrogadores dos discípulos. Por isso, após à oração ele narra uma parábola aos discípulos. Ensinando que em suas orações devem estar presentes a perseverança e confiança. À noite não é fácil atender um amigo importuno. Todavia, a perseverança deve ser essencial.
Em seguida Jesus faz uma comparação com o pão e pedra, peixe, serpente, ovo e escorpião. Se o que pedimos é bom, Deus irá atender nosso pedido, mas se não for bom, com certeza o pedido não será atendido. Deus concede o que é importante para nós!
VIVENDO.
Querido leitor. Assim como eu você deve ter aprendido a oração do Pai Nosso desde criança. Lembro-me quando era, toda a minha família se reunia para rezar o Terço. Em sempre queria rezar apenas o Pai Nosso. Essa oração me aproxima de Deus.
O Pai Nosso é uma oração universal. Não cita religião e nem quer levar seguidores para uma religião. O Pai nosso é a oração de confiança. Mas quais são os momentos que o rezamos? Apenas quando estamos apurados? Ou somente quando vamos à Igreja?
No decorrer da vida com essa oração aprendemos que quando rezamos o Pai Nosso estamos pedindo e agradecendo. As vezes mais pedimos do que agradecemos. Claro que Jesus afirma que devemos ser perseverantes. Porém, devemos, sobretudo agradece o que conquistamos.
Sejamos humanos, nada mais. Humanos que sabem agradecer e sabem pedir. Que em nossas orações nossos pedidos não sejam egoístas, pelo contrário, vamos pedir por aqueles que também necessitam. Seja humano. Simplesmente humano.
Você pode, você consegue.

Professor Isaías da Costa: isaiasdacosta@hotmail.com/ Twitter: @isaiasdacosta


Nenhum comentário:

Postar um comentário