7 Agosto
2020
Tempo Comum - Anos Pares
XVIII Semana - Sexta-feira
Lectio
Primeira leitura: Naum 2, 1.3; 3, 1-3.6-7.
1Eis sobre os montes os pés do mensageiro que
traz notícias de paz. Celebra as tuas festas, ó Judá, cumpre os teus votos,
porque o ímpio não passará mais pela tua terra; está completamente destruído.
3Porque o Senhor restabelece o esplendor de Jacob, assim como o esplendor de
Israel; pois os saqueadores despojaram e destruíram os seus sarmentos. 1Ai da
cidade sanguinária, cheia de fraude, de violência e de contínuas rapinas!
2Ruído de chicotes, barulho de rodas, cavalos a galope, movimento de carros!
3Ginetes ao assalto, espadas que reluzem, lanças que cintilam, multidão de
feridos! Mortos em massa, cadáveres sem fim! Tropeça-se nos seus cadáveres.
6Cobrir-te-ei de imundície e de infâmia, hei-de expor-te como espectáculo.
7Todos os que te virem, fugirão de ti, dizendo: «Nínive está devastada! Quem se
compadecerá dela? Onde irei buscar quem te reconforte?»
O pequeno livro de Naum não apresenta as
características da literatura profética, tais como oráculos condenatórios e
salvíficos, chamamentos à conversão, ou anúncios de castigo. Trata-se de poemas
exultantes de militarismo e vingança, a propósito da queda de Nínive. Terror
dos povos vizinhos, incluindo Israel e Judá, o império assírio caía, no Verão
de 612, às mãos de babilónios e medos. O povo de Israel e Judá celebrou com
alegria a salvação e a paz reencontradas (2, 1). Javé concedera-lhas,
humilhando o opressor, que usara a mentira, a rapina, os carros de guerra e o
furor homicida dos seus soldados para semear violência e morte. O profeta vê o
fim de tanto horror, e pode oferecer ao seu povo uma mensagem de alegria e
consolação. Nínive, pelo contrário, não tem quem a console (3, 7).
Evangelho: Mateus 16, 24-28
Naquele tempo, então, 24Jesus disse aos
discípulos: «Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz
e siga-me. 25Quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; mas, quem perder a
sua vida por minha causa, há-de encontrá-la. 26Que aproveita ao homem ganhar o
mundo inteiro, se perder a sua vida? Ou que poderá dar o homem em troca da sua
vida? 27Porque o Filho do Homem há-de vir na glória de seu Pai, com os seus
anjos, e então retribuirá a cada um conforme o seu procedimento. 28Em verdade
vos digo: alguns dos que estão aqui presentes não hão-de experimentar a morte,
antes de terem visto chegar o Filho do Homem com o seu Reino.»
Depois da confissão de Pedro, Jesus confirmou
a sua identidade de Messias e de Filho de Deus, e indicou o carácter doloroso
do seu messianismo (cf. Mt 16, 16-17.21). Agora fala dos que O pretendem
seguir. A sorte dos discípulos não será diferente da do Mestre (cf. 10, 24s.).
E toda a atitude e toda a opção do discípulo terá sentido na sua relação com o
Mestre. A escala de prioridades e valores é definida pela relação com Jesus,
cujo percurso histórico marcado pelo sofrimento vivido no amor, será assumido
pelo discípulo (v. 24). Este experimentará o paradoxo de «perder para
encontrar», de «morrer para viver» (v. 25). As suas obras hão-de manifestar a
opção por Jesus como centro da sua existência. Tal opção será recompensada no
dia do juízo (v. 27). De facto, o Messias Sofredor é também o Juiz
escatológico. O Messias humilhado é também o Rei glorioso.
Meditatio
Naum apresenta-nos dois cenários
contrastantes: de um lado, o pequeno e oprimido reino de Judá, que, no século
VI a. C. se encontrava em situação muito precária; de outro lado, Nínive, a
esplendorosa capital do poderoso império assírio. No Magnificat, Maria proclama
que Deus, exercendo a força do seu braço, derruba os poderosos dos seus tronos
e exalta os humildes. Foi o que aconteceu, segundo Naum, à Assíria e à sua
capital, destruídas pelos babilónios e medos, enquanto Judá, pequena nação,
escuta uma promessa cheia de alegria: «Eis sobre os montes os pés do mensageiro
que traz notícias de paz» (v. 1). E vem o convite à festa, à acção de graças
«porque - diz o Senhor- o ímpio não passará mais pela tua terra; está
completamente destruído» (v. 1). Pelo contrário, Nínive, «cidade sanguinária,
cheia de fraude, de violência e de contínuas rapinas!» (2, 1), será devastada.
O profeta descreve poeticamente a desgraça de Nínive: «Ruído de chicotes,
barulho de rodas, cavalos a galope, movimento de carros! Ginetes ao assalto,
espadas que reluzem, lanças que cintilam...» (vv. 2-3). Segue a ameaça de
cobrir Nínive «de imundície e de infâmia, hei-de expô-la como espectáculo (2,
6). E «todos os que te virem, fugirão de ti, dizendo: «Nínive está devastada!»
(2, 7). E o profeta conclui: «Quem se compadecerá dela? Onde irei buscar quem
te reconforte?» (2, 7). A resposta vem noutro texto: «Todos os que ouvirem
notícias tuas baterão as palmas contra ti; pois, sobre quem é que não passou a
tua contínua maldade?» (3, 19). A destruição de Nínive é considerada um evento
alegre, porque põe fim à opressão, à crueldade.
Ao longo da história, e mesmo nos nossos dias, assistimos à queda de tantos
regimes despóticos e opressores, e à alegria que esses eventos trouxeram a
tantos países e povos. Ainda, há poucos anos, assistimos espantados ao
desmoronar-se de um desses colossos. Quem poderia imaginar que tal iria
acontecer? Mas aconteceu. Outros «impérios» cairão! Deus continua a reger o
mundo. O seu ritmo nem sempre corresponde à nossa impaciência, mas está activo.
Há que ter confiança: «No mundo, tereis tribulações; mas, tende confiança: Eu
já venci o mundo!» (Jo 16, 33).
Em muitas situações, o discípulo é chamado a carregar a cruz, com o Senhor, até
ao Calvário, até à morte. Mas o Senhor garante-nos «quem perder a sua vida por
minha causa, há-de encontrá-la» (v. 25). A lógica de Deus não inclui triunfos
idênticos aos dos poderosos deste mundo, que até acabam por se revelar
transitórios. Mas inclui perder a própria vida, gastá-la ao serviço dos outros,
sem recusar os sofrimentos que daí podem vir, e continuando sempre a amar. Que
viver assim, torna-se uma testemunha silenciosa, mas eficaz, da verdadeira
libertação.
Oratio
Obrigado, Senhor, porque não me obrigas a
seguir-Te, mas apenas me fazes o convite. Quero acolhê-lo e, cada dia, carregar
a minha cruz, seguir os teus passos. Só o teu caminho leva à vida, porque Tu és
o Caminho e a Vida. Sei que caminhar Contigo, e como Tu, implica sofrimento.
Amar como Tu, significa dar a vida. Isso assusta-me. Preferia u
m amor mais fácil. Mas compreendo que o amor que não se dá totalmente, não é
mais do que uma cópia camuflada do egoísmo.
Infunde em mim o teu Espírito Santo, para que eu viva o amor oblativo, o amor
que se dá, sem condições, até ao fim. Que eu aprenda, definitivamente, a
sabedoria do teu amor crucificado. Amen.
Contemplatio
Somos baptizados na cruz. Devemos morrer com
Jesus para ressuscitarmos com Ele (Rm 8,17). Membros de Jesus Cristo, devemos
ter a mesma sorte que o nosso chefe. Ser-lhe parecidos, essa é a nossa glória.
Indicou-nos a via da salvação, é preciso segui-la. «Suplico-vos, dizia S.
Paulo, que façais dos vossos corpos uma hóstia viva, santa e agradável a Deus»
(Rom 12,1). A cruz, diz a Imitação, é a salvação, é a vida, é a fonte das
doçuras celestes.
Que farei para me unir à divina vítima? Que penitência hei-de impor-me? Que
sacrifícios me pede a graça divina? Não tenho cuidados excessivos com o meu
corpo? No sono, nas refeições, nos descansos, não tenho nada a cortar? «Aqueles
que pertencem a Jesus Cristo, diz S. Paulo, crucificaram os seus corpos com as
suas cobiças» (Gl 5,24). Devo propor-me alguma prática de mortificação interior
e exterior. Devo também abandonar-me à vontade divina e aceitar as cruzes que a
divina Providência me enviar. «Que aquele que quiser seguir-me (e amar-me),
disse o bom Mestre, renuncie a si mesmo e tome a sua cruz». (Leão Dehon, OSP 3,
p. 230).
Actio
Repete frequentemente e vive hoje a palavra:
«Quem perder a sua vida por minha causa, há-de encontrá-la» (Mt 16, 25).
| Fernando Fonseca, scj |
Obrigado Senhor, obrigado Dehonianos!!!
ResponderExcluirDEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
ResponderExcluirSanta Maria, Rio Grande do Sul.