5º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Dia 07 de Fevereiro de 2016
Evangelho de Lc5,1-11
Depois de ter sido expulso de Nazaré, após se revelar como o enviado de Deus, através de uma leitura feita por Ele numa sinagoga, Jesus mudou o local de suas pregações, deixando as sinagogas para pregar a céu aberto. Não, que Ele guardasse algum ressentimento das humilhações sofridas por parte de seus conterrâneos dentro de uma sinagoga e sim, para ampliar o seu campo de ação!
Nas praias, nas estradas, nas praças, as suas palavras alcançariam um número maior de pessoas, o que podemos constatar no evangelho deste domingo, que começa dizendo: “Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus.”
O texto que nos é apresentado, é riquíssimo em ensinamentos, marca o início da relação entre Jesus e os seus primeiros colaboradores! Relação, que começa após uma fracassada pesca, quando Jesus depara com Pedro e seus companheiros lavando as redes na praia, dando como encerrada as frustradas tentativas de pesca.
A iniciativa deste encontro, parte de Jesus, quando Ele decide fazer da barca de Pedro, um local para mais uma de suas pregações!
Terminada a pregação, Jesus diz a Pedro: “Avance para águas mais profundas e lançai vossas redes para a pesca”. Mesmo tomado pelo desanimo, Pedro, em obediência a Jesus, faz o que Ele manda e o milagre da pesca acontece! Foi o milagre que abriu os olhos de Pedro e hoje abre também os nossos olhos para uma realidade que muitas vezes nós não nos damos conta: a pequenez do humano diante o poder Divino!
Neste episódio, Pedro reconhece a divindade de Jesus, e numa atitude de humildade, atira-se aos seus pés, se declarando indigno de estar com Ele: “Afasta-te de mim Senhor, porque sou um pecador!” Este reconhecimento de Pedro, não fez com que Jesus afastasse dele, pelo contrário, foi a partir daí, que Jesus o convoca a ser um pescador de homens!
Pedro, um homem de temperamento forte, que acreditava entender tudo de pesca, deixa-se conquistar por Jesus, larga a sua barca na praia e vai buscar outro mar! É na barca de Jesus, que Pedro avança mar adentro levando consigo os seus companheiros!
Assim como Jesus convidou os primeiros discípulos a mergulharem nas profundezas do mar humano, hoje, Ele nos convida a deixarmos às margens e a avançarmos para as águas mais profundas, isto é, a nos colocar a serviço do Reino! Ficar às margens, pode até ser cômodo, seguro, afinal, não correremos nenhum risco, mas deixaremos de experimentar as alegrias de navegar na barca de Jesus, o único meio de chegarmos nas profundezas do coração do Pai!
Lançar as redes em águas mais profundas do mar humano, significa abordar o outro, conquistá-lo para Deus, é buscar o novo, é inovar, é tornar ponte para que o outro possa conhecer, ou retomar o caminho da vida!
A salvação é graça de Deus para todos, diante desta oferta de amor, cada um de nós tem que tomar uma decisão que requer uma resposta de coragem, de compromisso e de fé!
A fé, o ardor missionário, nos desinstala nos estimula a buscar novos meios para anunciar, de forma criativa a Boa Nova do Reino!
Como seguidores de Jesus, não podemos ter medo, precisamos arriscar, tomar o remo, mesmo sem conhecer a rota, o decisivo para nós, não é conhecer a rota é ir, é ter coragem e disposição para avançar, para ir mais além, o restante, é com Jesus, Ele nos mostrará a direção, ou seja, Ele é direção, basta segui-lo!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:
Linda explicação
ResponderExcluirBoa tarde Irmã, como diz o refrão da musica, (quem é que vai, nesta barca com Jesus, eu vou, eu vou). Fica com Deus.
ResponderExcluirNa verdade, quando nos deparamos com dificuldades no nosso trabalho, não devemos desanimar. Há sempre uma segunda oportunidade, a que nos indicará para solução do problema. Que todos sejamos como Pedro que aceitou o conselho de Jesus lançando as redes para o mais fundo.
ResponderExcluirCada dia fica mais fácil entender o evangelho obrigada Olivia pôr nos proporcionar uma reflexão maravilhosa
ResponderExcluirBELA REFLEXÃO, PARABÉNS E QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO COM ESSE MARAVILHOSO DOM DE LEVAR O EVANGELHO ADIANTE.
ResponderExcluir