.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

“A REJEIÇÃO, FRUTO DA INGRATIDÃO” (Pe. Jaldemir Vitório)



(Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta)


DIA 29 DE FEVEREIRO - SEGUNDA-FEIRA - EVANGELHO (LUCAS 4,24-30)

III SEMANA DA QUARESMA
(ROXO – OFÍCIO DO DIA)




                        Uma das experiências humanas mais duras é a de ser rejeitado. 

              Quando a rejeição parte de pessoas mais chegadas (familiares e amigos), ela se torna quase insuportável.

             Jesus foi submetido a este vexame por seus concidadãos de Nazaré. Além de rejeitá-lo, ficaram cheios de ódio contra ele, chegando a expulsá-lo da cidade e atentarem contra a sua vida.

             O Mestre, porém, não se deixou levar pelo desânimo. Lembrou-se de que os antigos profetas, rejeitados por seus concidadãos, puseram-se a fazer o bem a pessoas que não pertenciam ao povo de Israel. Ou seja, compreenderam que sua missão era muito mais ampla e que muito mais pessoas poderiam usufruir de sua ação. Assim acontecera com o profeta Elias que, num momento de dificuldade, beneficiou, com um gesto miraculoso, a uma pobre viúva estrangeira. Algo parecido sucedera com Eliseu.

             Embora em Israel, muita gente necessitasse de cura, ele não hesitou em curar um general estrangeiro.

         Com tais pensamentos, Jesus prosseguiu o seu caminho, sem se deixar abater pelo desânimo e pela decepção. Rejeitado por seus concidadãos, que pensavam conhecê-lo muito bem, estava certo de que poderia ser útil a muitas outras pessoas, de que seria acolhido por elas, e que, em outros lugares, sua palavra encontraria corações abertos e receptivos.
 

              Oração 

             Senhor Jesus, que a experiência de rejeição não me leve a desanimar no caminho de serviço ao Reino.
 

             

  

Santo do Dia / Comemoração (São Macário):


 

                             A palavra Macário significa feliz, bem-aventurado. 

             São Macário nasceu na Armênia, no século onze. Foi educado pelo seu padrinho de batismo, o arcebispo de Antioquia.

Bem cedo foi iniciado nos estudos de filosofia e teologia. Jovem ainda, foi ordenado sacerdote e, logo depois foi aclamado bispo de Antioquia no 
lugar de seu tio. 

             Destacou-se pela bondade e pela caridade com que governou seu rebanho. Pregava a Palavra, visitava os doentes e cuidava dos necessitados. Era por todos venerado. Não quis, porém, permanecer bispo, renunciando ao cargo em favor de Eleutério. 

             Acompanhado de quatro sacerdotes, empreendeu uma peregrinação à Terra Santa. Na Palestina, foi perseguido, preso e torturado pelos mouros. Libertado milagrosamente, São Macário retornou ao Ocidente, passando pela Holanda e Bélgica, países em que até hoje sua memória é venerada. Morreu socorrendo as vítimas da peste, quando regressava à Antioquia, sua terra natal.

      Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
 
              REFLEXÃO 

             São Macário, cujo nome significa bem aventurado, destacou-se como um grande servidor dos mais sofredores. Auxiliava os órfãos, viúvas e abandonados. Sua ação era coroada por uma intensa vida de oração e contato com Deus. Nunca deixou-se envolver pelas vantagens materiais, mas em tudo colocava a vontade de Deus em primeiro lugar. Sejamos também nós discípulos fiéis de Cristo Jesus e seguindo a inspiração de São Macário estejamos atentos ao exercício da caridade fraterna aos mais pobres.

             ORAÇÃO 

        Ó Deus, que aos vossos pastores associastes São Macário de Antioquia, animado de ardente caridade e da fé que vence o mundo, daí-nos, por sua intercessão, perseverar na caridade e na fé, para participarmos de sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.



   São Macário, rogai por nós.


   
       Enviado por: Ademilson Moura – Paróquia Santo Antônio – Pirassununga-SP.

       Link Facebook:  https://www.facebook.com/ademilson.moura.75

Um comentário: