.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Comentários Prof.Fernando

Comentários Prof.Fernando*   
3ºdom. Quaresma (=preparação p/Páscoa) 28 de fevereiro 2015
Ele perdoa, cura, salva. Ele é indulgente, paciente, bondoso e compassivo (cf. salmo102/103)

1)   Se sofrem é porque merecem
·                    Todo dia de manhã os jornais estampam já na primeira página, desastres e tragédias. A lista de desgraças continua em outros momentos do dia, por ex. nos telejornais em vários horários e até de madrugada. O mais triste, porém, é que nós, seres humanos ainda somos muito primitivos e pouco civilizados. Em geral nossa tendência é achar que a guerra lá longe ou assaltos seguidos de morte aqui perto da esquina provavelmente vieram para castigar as pessoas. A ideia de um Deus que anota em seu caderninho tudo o que os humanos fazem, para depois premiá-los ou castigá-los, continua instalada ao menos nas profundezas do inconsciente.
·                    Junto com o castigo, presumidamente decretado pelo Criador, ou como consequência desta heresia, temos igualmente a tendência (talvez por medo de que venha nos atingir) de atribuir a tragédia ocorrida com os outros aos pecados... deles. No fundo eles foram imprudentes, imprevidentes, temerários, quem sabe. Pior: afinal de contas até que mereciam ser castigados...

2)   Soterrados: foram castigados por seus pecados...
·                    Foi exatamente contra tal mentalidade que lutou em sua pregação o Mestre de Nazaré (ver o texto lido hoje: Lucas13,1-9). Não encontramos resposta para o sofrimento causado por terremotos, doenças, acidentes e muitas outras situações humanas. Também no tempo de Jesus eram recentes dois acontecimentos que chocaram: uma revolta dos guerrilheiros nacionalistas galileus tinha sido sufocada por ordem de Pôncio Pilatos, representante do império romano e suas forças de ocupação na Palestina; outro episódio triste fora o desmoronamento de uma torre de pedra em Jerusalém, causando a morte de 18 cidadãos.
·                    Diante destes acontecimentos recentes Jesus lança a sua reclamação: “Vocês pensam que tais galileus foram mais pecadores do que todos os galileus pelas coisas que sofreram? Pois eu digo, se vocês não mudarem o modo de pensar [umas traduções trazem: “se não se converterem”; outras: “se não se arrependerem”] vão perecer todos do mesmo modo. Ou vocês pensam que aqueles 18 sobre os quais caiu a torre de Silé e os matou, eram mais devedores [pecadores, um aramaísmo conhecido] do que todos os demais habitantes de Jerusalém? Não! Eu digo: se não mudarem a mentalidade vocês vão perecer do mesmo modo”. Como comenta J.Vitório, doutor em exegese bíblica: “Certos cristãos iludem-se, quando pensam que a conversão é necessária para os outros, ao passo que eles mesmos se julgam dispensados dela. (...) comparam-se com as outras, descobrindo nelas defeitos e pecados”.
3     Viva e deixe viver!!!
·                    Em 2014 numa entrevista a Pablo Calvo (da revista dominical argentina Viva – jornal El Clarín, 27/7/14) o bem humorado Francisco indica um decálogo para ser feliz, começando por um ditado que soa, em dialeto romanesco (ou romanaccio) Campa e lassa campa que ele assim explica: “Aqui os romanos têm esse provérbio popular que podemos usar no sentido de Vá em frente e deixe os outros fazerem o mesmo”. E conclui com sua própria fórmula: “Viva e deixe viver – é o primeiro passo da paz e felicidade”. O Mestre de Nazaré quis dizer algo semelhante em relação à “conversão” (ou “mudança de mentalidade” no sentido literal do texto): não julgue os outros, mas procure você encontrar o próprio caminho!
·                    Em tempos de radicalização, por crises, escândalos e sofrimentos no país, o cronista (cf. O Globo 16.1.15 caderno 2ºcaderno,pag.8) A. Bloch escreve uma sátira na qual vê todos os brasileiros divididos entre “coxinhas e petralhas” tendo a nação chegado ao máximo de sua evolução histórica cujo objetivo “não é o de comunicar (...) gerar uma troca de informações que resulte em algum tipo de evolução, de invenção, entendimento ou partilha inteligente de dados. O objetivo, ao contrário, é o de desaprender. Qualquer sinal de complexidade, qualquer conteúdo capaz de gerar dúvida sobre o que quer que seja, é uma séria ameaça a este outro tipo de entendimento que garante a coesão entre essas duas facções: o entendimento de que é proibido entender”.
·                   Em tempos de Quaresma, cujo finalidade é preparar a festa da Vida e da Liberdade (Páscoa). Mudando o rumo se faz “Conversão”, “Arrependimento”, “Metánoia (=mudança de mentalidade”). Converter-se é “voltar-se para outro lado” acertando o rumo. Se existe uma tendência natural, ainda que seu objetivo seja nos proteger, isolando-nos no próprio grupo (de raça, religião, ideologia, partido ou torcida organizada, etc.), será  bem melhor superá-la. Sobretudo quando se dá uma justificativa religiosa para nos acharmos melhores que os outros, viramos fundamentalistas. O fundamentalismo só admite as próprias interpretações e gera autocompreensão: sentimo-nos “os justos” (como dizia o fariseu, “não sou como os outros”).


oooooooooo ( * ) Prof. (Edu/Teo/Fil,1975-2012) fesomor2@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário