.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 28 de fevereiro de 2016

“NÃO PENSEIS QUE VIM ABOLIR A LEI...”- Olivia Coutinho

 
Dia 02 de Março de 2016
 
Evangelho Mt5,17-19
 
Não pode haver sintonia entre o homem e Deus sem a vivência do amor! É o amor que nos une como irmãos, que  nos torna testemunhas vivas do amor de Deus no mundo, possibilitando-nos viver a nossa humanidade de forma Divina!
No evangelho de hoje, Jesus nos ensina o caminho que devemos percorrer, se quisermos de fato, fazer parte do Reino dos Céus, que é o caminho do amor!
O texto nos alerta sobre o perigo de nos deixar contaminar pela mentalidade farisaica, ainda presente nos dias de hoje, até mesmo dentro de instituições  religiosas.
 “Se a vossa justiça, não for maior que a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus.” Mt5,20. Ao contrário do que muitos  pensavam, Jesus não tinha pretensão de  abolir as leis e sim, de aprimorá-las!
Como sabemos, o legalismo  é um instrumento de alienação e opressão, que desvia a atenção do povo. Enquanto o povo está voltado para o  cumprimento de tantas leis, normas,  os que detêm o   poder,  sentem-se  livres para praticarem seus atos ilícitos, não considerando o projeto de Deus, que tem como prioridade a vida em toda sua dimensão!
 As leis de organização social e religiosas só têm validade se forem elaboradas em favor da vida.  E Jesus veio  implantar a justiça, libertar e fazer desabrochar a vida!
 Em todos os seus ensinamentos Ele sempre  deixou claro que a vida  deve estar  acima de toda e qualquer  lei!
  A  interpretação que Jesus faz dos mandamentos, deixa clara  a intenção de Deus; Deus não quis somente nos deixar mandamentos, Ele quis também, nos oferecer,  por meio de Jesus,  diretrizes precisas e importantes para a nossa caminhada de santidade.  
Todo mal que praticamos, começa no pensamento, no pensamento está a raiz de todo pecado, e Jesus  vem nos ensinar como cortar este mal pela raiz. O antigo Testamento diz:  “não matarás”, Jesus diz o mesmo, usando  essas palavras: "Amem-se uns aos outros." O amor é a arma que bloqueia toda ocasião de pecado, pois quem ama não mata, não escandaliza o outro, preserva a família, perdoa, respeita o que é do outro, enfim, quem ama realiza  a vontade de Deus.
“Amem-se uns aos outros” Jesus nos deixa este  mandamento novo, no sentido de destacar  a importância do amor na vida de cada um de nós,  o que não se trata de uma recomendação e muito  menos de uma lei imposta por Ele, mas sim, de uma condição para que Ele possa estar em nós e nós Nele.  Este  mandamento novo, supera todos os outros, ou seja, quem ama, pratica a justiça, portanto, cumpre os demais mandamentos. 
O mandamento do amor é um mandamento sempre novo, pois o amor é atual, não entra em decadência.
O reino de Deus não se espalha através de cumprimento de normas, de rituais e nem por meio de  propagandas, o Reino de Deus  se espalha pelo contagio do amor, pois amor é “contagioso”, pega de um para o outro!
A nossa identidade, o que nos distingue como cristão, é a nossa vivencia no amor!
Onde não há amor, não há vivencia cristã.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Um comentário:

  1. OBRIGADA POR ME ADIANTAR SOBRE A EXPLICAÇÃO DESTE EVANGELHO. É VERDADE QUE TODO O MAL PRATICADO COMEÇA NO PENSAMENTO. AMÉM.

    ResponderExcluir