Evangelho de Mt 23,1-12
Vivemos um tempo de recolhimento, em que dedicamos mais a oração, a escuta e a meditação da palavra de Deus!
A liturgia deste tempo Quaresmal, vem nos falar da existência de um Deus misericordioso, um Deus que é Pai, que não cansa de esperar pelo o nosso retorno à vida!
No evangelho de hoje, Jesus faz duras críticas aos líderes religiosos do passado, líderes, que mesmo tendo o conhecimento da palavra de Deus, viviam um contraste do que ensinavam.
A hipocrisia criticada por Jesus é um mal bem antigo que ainda perdura no nosso meio, principalmente nas nossas comunidades cristãs.
Hipocrisia é um mal terrível presente em pessoas que poderiam aproveitar o seu saber, para o bem do outro, ao invés de querer transformá-lo em poder!
Precisamos tomar consciência de que ser líder, não é nenhum privilégio e muito menos poder, ser líder, é missão, é serviço, é doação!
Jesus nos sugere o melhor remédio para nos livrar da vaidade, da alto-suficiência basta reconhecê-Lo como sendo o nosso único Mestre! Ora, se Jesus é o nosso único Mestre, a nossa postura deve ser de aprendiz e não de Mestres.
Jesus é um Mestre que não impõe, que propõe, que nos deu um exemplo de humildade ao se inclinar para lavar os pés dos discípulos, confirmando que Ele veio para servir e não para ser servido!
Movimento frutuoso, é aquele em que ninguém se destaca e que tudo é partilhado! A riqueza de um grupo está na diversidade de dons colocados a serviço de todos.
O grupo que coordenamos, nunca deve ser parecido com uma escola, onde nós somos os mestres e os outros alunos, e sim, um grupo de irmãos, que buscam os mesmos objetivos, que crescem juntos, caminhando na mesma direção!
A função de líder, é tentadora para quem deseja ser incensado por todos, porém, um líder comprometido com a causa do reino, não se deixa levar pela vaidade, pela alto-suficiência!
Todos nós, devemos querer ser incensado sim, mas pelo incenso da graça de Deus!
O primeiro passo, de quem assume uma missão de liderança, é buscar na humildade se espelhar no próprio Jesus, que mesmo tendo a sabedoria divina, se fez pequeno no meio dos pequenos! Aprendamos com Ele, a viver na humildade, eliminando de vez, toda e qualquer tipo de vaidade, grande inimiga, que tanto atrapalha a caminhada de nossas comunidades!
A grandeza de uma pessoa, não está em títulos e sim, no serviço prestado ao reino! Um líder não se destaca pela a sua autoridade e sim, pelo seu amor a Deus transformado em serviço!
É nos gestos concretos de amor, no acentuar da nossa vida de oração e no esvaziar de “nós” mesmos, que vamos nos preenchendo de Deus, disposto a percorrer o mesmo caminho que Jesus percorreu.
Precisamos ter cuidado com a palavra que recebemos e com a palavra que entregamos ao outro. Não podemos esquecer, de que: o mais atraente discurso que proferimos, é a nossa vivencia configurada em Jesus!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Deus abençõe suas palavras pois eu necessitava ouvir e aprender essa lição ensinado por você, como também muita gente necessita deste ensinamento, pena que são poucos que o procura. Fique com Deus.
ResponderExcluirQUE COLOQUEMOS EM PRATICA A VOSSA PALAVRA SENHOR.
ResponderExcluirMUITO LINDA MENSAGEM, QUE COLOQUEMOS EM PRATICA
ResponderExcluirGOSTARIA DE OUVIR ALGUMAS AJUDAS SOBRE HISTORIA DA SALVACAO
ResponderExcluir