.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

“ERA PRECISO FESTEJAR PORQUE ESTE TEU IRMÃO ESTAVA MORTO E TORNOU A VIVER...” Olívia Coutinho

 

Dia 27 de Fevereiro de 2016
 
Evangelho Lc 15,1-3.11-32
           
Estamos vivendo  um tempo oportuno para retomarmos a prática da nossa opção cristã, que é a opção pela vida!
A todo instante, somos chamados a conversão e  é  bom termos em mente, que sem uma conversão sincera,  ficamos na superficialidade da fé, numa fé sem compromisso.
No evangelho de hoje, vemos  os fariseus criticando Jesus  por acolher os pecadores, como se eles próprios  não fossem pecadores! 
  Em resposta as criticas dos fariseus,  Jesus conta-lhes uma parábola conhecida como a parábola do filho pródigo.
 A história  nos mostra com detalhes, a conduta de dois filhos e a atitude de um  pai amoroso, diante à ingratidão do filho mais novo e a dureza de coração do filho mais velho.
É interessante observarmos que o Pai não interferiu  na decisão do filho mais novo,  quando ele comunicou-lhe que iria sair de casa tomando assim,  um rumo diferente  do irmão mais velho. A postura deste pai, que não impediu que o seu filho fizesse a sua escolha,  vem nos falar de Deus, Deus  também é assim conosco, Ele nos deixa livres para fazermos  as nossas escolhas, não interfere nas nossas decisões! Chama a nossa atenção também, a  repreensão, deste      pai,  ao filho mais velho que  sentiu injustiçado em relação  ao caloroso acolhimento do pai,  ao irmão mais novo,  que havia  esbanjado os seus bens.
Na história, podemos perceber a  paciência de um pai, que não desiste do filho,  que espera dia pós dia com os olhos fixos no caminho,  pela  volta do filho que  havia se enveredado  por caminhos contrários.  
O propósito de Jesus, ao contar esta parábola, era mostrar aos fariseus a atitude de  Deus diante as nossas imperfeiçoes! O olhar do Pai, é um olhar de misericórdia, um olhar que vê a pessoa, e não o seu pecado.
Sabemos que são muitos os que  estão sobre a terra, mas que se sentem soterrados, pessoas que não encontram motivação para se reerguerem, e  quantos de nós, que dizemos  seguidores de Jesus, ao invés  de acolher estes irmãos, contribuímos para que eles  se percam cada vez mais, com a nossa indiferença, com o nosso preconceito.
Precisamos ter um coração misericordioso, semelhante ao coração do Pai, um coração aberto para acolher  aqueles que erraram, , mas que querem regenerar-se, não por concordarmos  com os seus erros, mas por acreditar que uma pessoa criada a imagem e semelhança de Deus, é merecedora de uma nova chance para retomar a  vida.  
Enganamos quando pensamos que somente aquele que se dispersou e que aos nossos olhos se afastou  de Deus, são necessitados de conversão, todos nós, somos necessitados de conversão,  até mesmo os que se consideram bons,  como o filho mais velho da história!
Para Deus, não existe caminho sem volta e nem ponto final para uma história de amor iniciada na criação.
O amor tem uma força irresistível, é caminho que  traz de volta àquele que dispersou! Sejamos, pois, a força deste amor na vida do outro!
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário