.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

O perdão faz toda a diferença-Helena Serpa


16/02/2016 - 3ª. Feira I Semana da quaresma - Isaías 55, 10-11 - “não estamos aqui à mercê da sorte ou das contingências da vida
O projeto da nossa existência está desenhado na Palavra de Deus que nos revela o Seu propósito a nosso respeito. Logo, não estamos aqui à mercê da sorte ou das contingências da vida! Nesta leitura, profeta Isaías usando as figuras da natureza nos dá ciência de que assim como a chuva e a neve descem do céu para irrigar e fecundar a terra fazendo-a germinar e dar semente para o plantio, com o objetivo de nos alimentar, também a Palavra que sai da boca de Deus vem para fecundar a nossa humanidade, que é terra, e assim, fazer germinar em nós a semente do Seu amor.  O Amor de Deus se expressa na Sua vontade soberana de realizar tudo de que precisamos para ter uma vida promissora e abundante de graças.  Por esta razão Ele insiste em nos atrair para Si e nos fazer reconhecer o Seu poder, a Sua Majestade e a Sua Misericórdia que se manifestam por meio da Palavra que sai da Sua boca. A Palavra do Senhor é poderosa! O mundo foi formado pela palavra de Deus assim como também todos os seres que existem. O Senhor disse, “fiat” - faça-se -  e a Sua Palavra   foi mais do que suficiente para, do nada, trazer à existência tudo quanto existe na terra.  A Palavra de Deus assim como a semente, tem sempre uma atuação importante no solo do nosso coração para o nosso crescimento humano e espiritual. Ela vem como gotas com o propósito de fertilizar o chão da nossa humanidade e fazer germinar a Sua semente para o plantio e alimentação da nossa alma. O objetivo do Senhor é claro: “realizar tudo o que for de Sua vontade a fim de produzir os efeitos que Ele pretendeu ao enviá-la” A vontade de Deus é o paraíso para a nossa vida. Quem pensar assim e aceitar a Sua orientação terá uma vida saudável no corpo e na alma. Somente a escuta atenta da Palavra de Deus nos fará viver nesta quaresma, uma preparação eficaz para ressuscitarmos com Cristo, no domingo de Páscoa. Que possamos “enxergar” os efeitos da Palavra de Deus em nós, assim como vemos os efeitos que a chuva e a neve fazem na terra que está à nossa vista. – Você já prestou atenção nos efeitos da chuva quando cai na terra seca? – Você já consegue enxergar os efeitos da Palavra de Deus a qual   medita todos os dias? – Você já entendeu qual o propósito de Deus para si, pelas mensagens que a palavra lhe dá? – No seu coração há terra seca, espinhos, mato ou flores e frutos? Pense nisto!


Salmo  33 – “O Senhor liberta os justos de todas as angústias.”
O salmista exalta a justiça de Deus para com todos os que O procuram. Não estamos sós nem fomos abandonados (as) pelo Deus que nos criou. O Senhor nosso Deus está atento às nossas súplicas e sempre pronto a atender as nossas necessidades, principalmente quando temos o coração atribulado e o espírito abatido, isto é, arrependido e humilhado, dependente dos Seus cuidados. O Senhor escuta o clamor dos justos e justo (a) é aquele (a) que tem consciência de que necessita do conforto de Deus para ser feliz.

Evangelho -  Mateus 6, 7-15 – “o perdão faz toda a diferença

Quando vamos orar ao Senhor, às vezes, mesmo que tenhamos as melhores das intenções nos perdemos nas palavras e confundimos os anseios da nossa alma. Perdemos tempo em procurar palavras bonitas e entendemos que Deus, como todo o mundo, não vai nos escutar, pois não sabemos nos expressar. Neste Evangelho, porém, Jesus nos ensina a rezar com coerência e de coração, sem subterfúgios nem prolixidades, mas com simplicidade e sinceridade.  Ele mesmo, então, nos garante: “vosso Pai sabe do que precisais muito antes que vós o peçais”. O Pai conhece as nossas necessidades mais prementes e sabe do que a nossa alma anseia! Por isso, o Pai Nosso é a oração por excelência!  Ela coloca no centro da nossa compreensão de vida plena, as nossas necessidades fundamentais e que estão conformadas à vontade e ao projeto de Deus para nós: o reino, o pão e o perdão. O reino dos céus é o estado perfeito para a nossa vivência aqui na terra, por conseguinte, pedir ao Pai que o Seu reino venha até nós é antecipar e experimentar da glória que um dia iremos usufruir plenamente, já aqui na terra, através da paz, da alegria, da realização humana e espiritual. O pão que pedimos ao Pai é o alimento que sustenta o nosso corpo, nos fortalece e revigora materialmente falando, mas é também a substância que sustenta a nossa alma! É o material e o espiritual! É tudo de que precisamos para vivermos em harmonia com Deus, conosco mesmo e com os homens.  A Palavra, a Eucaristia, a Oração são o pão que vem do céu e dão sustento à nossa vida interior e animam a nossa vida espiritual.  O pão material é a veste, o remédio, a moradia, o trabalho, o lazer, o descanso, tudo de que o nosso corpo necessita para viver conforme o que Deus nos reservou. E o perdão é a condição sem a qual  não conseguiremos nem o reino nem tampouco o pão. ... “se perdoardes, sereis perdoado”.  Nunca conseguiremos viver o reino dos céus aqui na terra se não recebermos o perdão de Deus e não dermos o perdão aos homens. A falta de perdão é porta fechada e que nos impede de usufruir de tudo o que o Pai tem reservado para nos oferecer. Sem perdão nós poderemos rezar o Pai Nosso infinitamente, apesar disso, a nossa oração será como a oração dos pagãos, isto é, daqueles que não acreditam. Portanto, o perdão faz toda a diferença. Nós precisamos unir a nossa oração à nossa ação, pois somente assim ela tornar-se-á um eco da Oração que Jesus também fez a Deus Pai. Peçamos ao Pai que nos dê motivação para que possamos vivenciar a Oração de Jesus no dia a dia da nossa vida tendo consciência de que o apelo de Jesus é sério, não podemos desconsiderá-lo. -  Como você tem feito a sua oração?  - Você tem pedido assim? Você tem cumprido o que tem rezado no Pai Nosso? O que precisa mais acontecer para que você possa rezar o Pai Nosso assim como Jesus ensinou?


Nenhum comentário:

Postar um comentário