.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

“O PAI, MODELO DE PERFEIÇÃO” (Pe. Jaldemir Vitório)






(Pe. Jaldemir Vitório – Jesuíta)




DIA 20 DE FEVEREIRO – SÁBADO - EVANGELHO - MATEUS 5,43-48

I SEMANA DA QUARESMA
(ROXO – OFÍCIO DO DIA)


  
            
                A ordem de Jesus pode, à primeira vista, parecer exorbitante e inexequível. Quem será tão pretensioso a ponto de querer igualar-se, em perfeição, ao Pai? Não foi essa a tentação de Adão e Eva, no paraíso, quando ousaram querer ser como deuses, conhecedores de toda a ciência do bem e do mal? Conhecemos o resultado de um tal ousadia.

         Urge entender, de maneira conveniente, o preceito de Jesus, para não tachá-lo de injusto.

          A ordem o Mestre desponta na vida do discípulo como um ideal, embora sabendo que jamais será alcançado. Com isso sentir-se-á impulsionado a progredir, sem se dar por satisfeito com as metas já alcançadas. Existe sempre a possibilidade de ir além e descobrir novas formas de manifestar o amor ao semelhante, de fazer-se servidor dos mais necessitados, de buscar construir comunhão e reconciliação entre todos os seres humanos, sem acepção de pessoas.

          Agindo assim, o discípulo torna-se sacramento da perfeição divina na história humana. Seu modo de proceder funcionará como um alerta para quem ainda não se deu conta de quem é o Pai e do que ele exige de nós.

         O discípulo deve recusar-se, peremptoriamente, a modelar o seu agir pelos esquemas mundanos, calcados no egoísmo. É o Pai que, no esplendor de sua perfeição, aparece como modelo a ser imitado.
  
         Oração


         Pai, que meu agir inspire-se na tua perfeição, de modo a rejeitar todos os esquemas egoístas que as paixões desordenadas querem me impor.






Santo do Dia / Comemoração (Santo Eleutério):

 

 

                O nome de Santo Eleutério significa "libertador". Assim Eleutério, ao viver inteiramente para Cristo conseguiu ser instrumento de libertação de erros e pecados para muitos.

         Viveu por volta do ano 470, em Tournai, região onde hoje está a Bélgica. 

         Conta-nos a história que, quando menino, ele ouviu a profecia de que seria um bispo. Eleutério respondeu o chamado vocacional e entrou para a formação que o encaminhou ao sacerdócio e mais tarde à ordenação episcopal.

         Eleito como primeiro bispo de Tournai, Santo Eleutério foi um grande desbravador da fé que deu o seu sangue por amor ao rebanho. 

         Santo Eleutério trabalhou arduamente para organizar a construção de igrejas, incentivar vocações, formar o clero, enfim, tudo o necessário para lidar com a recém-nascida diocese. Grande pacificador, Santo Eleutério conviveu em meio a grandes conflitos. Por isso, ao lidar com um povo de índole guerreira, teve que esforçar-se para levar a paz de Cristo para tantos corações. Promoveu uma sólida evangelização a fim de que o Evangelho fosse entendido como um estilo de vida para o povo. 

         Zeloso, perseverante e homem de oração, combateu as heresias e batalhou para o resgate de muitos pagãos. Santo Eleutério doou a vida em favor do povo. Foi martirizado em 532.  

                   Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR
 
         REFLEXÃO 

         Santo Eleutério, de caráter bem formado e no exercício prático do sagrado magistério, fez a obra da redenção ser conhecida pelo povo. Cristo morreu para a salvação de todos os homens. Não devemos, portanto, julgar os mais ricos, os pobres, e nem mesmo os pecadores. Devemos condenar as más atitudes, os maus exemplos, mas nunca condenar aqueles que praticam tais danos, pois Deus é fiel e justo e só a ele cabe o julgamento. Nossa missão aqui na terra é praticar boas obras e, com nosso exemplo, quem sabe, converter quem pratica a iniquidade. Cristo não veio para salvar os justos, e sim os pecadores. Portanto, enquanto navegamos no mar da vida, tenhamos a consciência que estamos todos na mesma embarcação implorando a misericórdia do Senhor.

         ORAÇÃO 

         Amado Pai, Deus Uno e Trino, que escolhestes São Eleutério para o pastoreio dos fiéis, ajudai-nos a descobrir e viver nossa vocação, dedicando nossa vida ao serviço dos mais necessitados. Pedimos isso em nome de Cristo, nosso Senhor. Amém.

 

 

               
         Santo Eleutério, rogai por nós.




         Enviado por: Ademilson Moura – Paróquia Santo Antônio – Pirassununga-SP.
           

          Link  Facebook:  https://www.facebook.com/ademilson.moura.75

Nenhum comentário:

Postar um comentário