.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

“ESCUTAI ESTA OUTRA PARÁBOLA.”– Olivia Coutinho

 
Dia 26 de Fevereiro de 2016
 
Evangelho de Mt 21,33-43.45-46
 
 A todo instante, somos chamados a fazer a diferença no mundo, a agirmos de forma transparente, na vivencia e no anúncio do amor de Deus, construindo um novo céu aqui na terra! 
Todos nós somos chamados a sermos anunciadores da constatação de que a promessa de DEUS se realizou, com o Deus Filho nos resgatando do cativeiro!
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus continua criticando duramente os líderes religiosos do seu tempo. E na intenção de desmascará-los conta-lhes uma parábola na qual eles são os vilões! Por estarem fechados em si mesmos, sacerdotes e anciões do povo, à princípio não assimilaram estes personagens como sendo eles próprios, o que podemos constatar na resposta que eles dão a Jesus: “Com certeza mandará matar de modo violento esses perversos e arrendará a vinha a outros vinhateiros, que lhes entregarão os frutos no tempo certo.” Mt 21,41. Com estas palavras, estes líderes religiosos, assinaram a própria sentença, pois estes arrendatários perversos, da parábola, eram eles mesmos!
Sacerdotes e fariseus só foram compreender  que aquela  parábola falava deles, quando Jesus cita uma passagem das escrituras: Mt21,42-43. Eles ficaram furiosos com Jesus, quiseram prendê-lo,  mas ficaram com medo por causa da multidão que o cercava.
O texto chama a nossa atenção, para a responsabilidades que nós, como Igreja missionária que nasceu da ressurreição de Jesus, devemos ter para com a vinha do Senhor, que é o povo!
Ao assumirmos o nosso compromisso  cristão, nós nos tornamos os novos vinhateiros, e como tal, temos que devolver ao dono da vinha, os frutos da missão que a nós foi confiada!
Como operário da vinha Senhor, devemos dar testemunho de Jesus, partilhando a vida, acolhendo o irmão na compreensão e na misericórdia!
Não podemos nos prender em práticas religiosas, no legalismo que é um instrumento de alienação e de opressão. Mais do que cumprir normas, precisamos cuidar da vida, que é o bem mais precioso para Deus!
Precisamos nos conscientizar, de que somos corresponsáveis pela vida do outro, até mesmo pelos frutos que ele há de produzir!
Se não tivermos preocupação com o bem do outro, não seremos colaborados fieis do Reino de Deus e consequentemente seremos também advertidos por Jesus, como foram advertidos os Sacerdotes e fariseus simbolizados pelos  arrendatários citados na parábola, que além de não cuidarem devidamente da vinha e  não entregarem os frutos pertencentes ao proprietário, quiseram apoderar-se da vinha, matando todos os que vinham recolher os frutos, profetas e até mesmo o Filho do dono da vinha que é Jesus!
Infelizmente, ainda hoje, existem muitos líderes religiosos, bem parecidos com os antigos (personagens da parábola), pessoas que ao invés de servirem, servem-se do povo, transformando-o em propriedade sua, desagradando assim, o proprietário da vinha que é Deus!
Se ligados à seiva que é Jesus, seremos bons vinhateiros, produziremos frutos em abundancia, dando assim, a nossa resposta de fidelidade ao dono da vinha!
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário