.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

A CONVERSÃO NOS RECOLOCA NO CORAÇÃO DO PAI!- Olivia Coutinho

 
3º DOMINGO DA QUARESMA
 
Dia 28 de Fevereiro de 2016
 
Evangelho de Lc13, 1-9 

Estamos no terceiro domingo da Quaresma! Neste tempo litúrgico, somos convidados a mergulhar no amor de Jesus na escuta atenta de suas palavras!
Em todos os ensinamentos de Jesus, há sempre um apelo de conversão e no tempo da Quaresma, este apelo se intensifica ainda mais, é o amor de Jesus querendo falar mais forte ao nosso coração, assegurando-nos que o Pai não desiste de nós!
Jesus não quer perder  nenhum daqueles que o Pai lhe confiara, por isto, Ele está sempre nos chamando  à conversão, a uma conversão sincera, que nos leve ao arrependimento, a reparar o mal que fizemos ao outro, como também, a perdoar o mal que nos fizeram. Não podemos esquecer, de que a nossa conversão deve ser diária, pois são muitos, os adversários do projeto  de Deus, tentando  nos desviar  do caminho.
A conversão, ou seja, uma mudança de vida, exige de nós, um exercício constante, pois recomeçar,  é sempre  um desafio!
 O Evangelho que a liturgia de hoje nos apresenta, chega até a nós como um convite a uma transformação de vida, a uma mudança de mentalidade! 
O texto que nos é apresentado, é composto de duas partes, na primeira parte, Jesus recebe a notícia da morte trágica de alguns galileus mortos a mando de Pilatos. As pessoas,  que  lhes deram esta notícia, atribuíam estas mortes como sendo  um  castigo de Deus, eles esperavam que Jesus tivesse algo a dizer sobre tal atrocidade, mas Jesus não se ocupa com aqueles que haviam partido deste mundo, e sim, com aqueles, que estavam ali, diante Dele, estes, tinham a oportunidade de terem uma sorte melhor do que a sorte dos galileus mortos que provavelmente não tiveram tempo de se converterem.
 Para facilitar ainda mais a compreensão do que Ele queria transmitir, Jesus acrescenta outro fato que aconteceu com dezoito homens que foram mortos em Jerusalém, na queda da torre de Siloé. Tanto no primeiro fato, como no segundo, Jesus adverte a todos, sobre a necessidade da conversão, pois fatalidades podem nos pegar de surpresa a qualquer momento e sem conversão, ninguém alcança a vida eterna!
Jesus, insiste em tirar  daquelas pessoas e hoje de nós, a ideia de que as tragédias sejam castigo de Deus, Ele quer abolir essa ideia erronia herdada do antigo testamento, nos mostrando, através Dele mesmo, que Deus só sabe amar, que Ele ama bons e maus com a mesma intensidade! É importante, conscientizarmos, de que Deus não castiga ninguém, que Ele não escolhe quem deve sofrer ou não, as tragédias, são de responsabilidades humana e não castigo de Deus!
Na segunda parte do evangelho, Jesus conta a parábola da figueira, uma parábola, que vem nos falar da paciência de Deus para com cada um de nós! Como podemos perceber, é mais um apelo de conversão!
Todos nós necessitamos de conversão, para a figueira, foi dada uma única chance, mas para nós, Deus dá inúmeras chances! Por isto, deixemo-nos ser cuidados pelo agricultor maior, que é Jesus, não tenhamos medo de sofrermos as podas, afinal, fomos plantados por Deus aqui na terra, para produzir frutos e são as podas, que nos possibilitam produzir frutos de boa qualidade!
O caminho que Jesus nos indica, é o caminho do amor, para Ele, não há justificativa para que nenhum de nós se perca, afinal, temos um Pai misericordioso que está sempre nos dando uma nova chance para retomarmos o caminho da vida, não desperdicemos tamanho amor!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho

Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:

 

2 comentários:

  1. QUE PRESTEMOS ATENÇAO.PARA QUE NAO SEJAMOS PEGOS DE SURPREZA.QUE NAO MORRAMOS SEM CONVERSSAO

    ResponderExcluir
  2. OLÍVIA PARABÉNS BELA REFLEXÃO AMEI.

    ResponderExcluir