.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

“Maria: a vocacionada de Deus!” - Claudinei M. Oliveira.




Quarta - feira, 22  de Agosto  de 2012.
Evangelho: Lc  1, 26-38

            Linda reflexão trás este Santo Evangelho de Lucas. Apresenta o anjo Gabriel para a uma moça pobre, mas que representa  a vocacionada de Deus para ser a Grande Mãe do Salvador. Destemidamente Maria aceitou abertamente o convite e se entregou de corpo e alma para servir o Reino da libertação.
            Pensar que foi moleza para Maria aceitar ser a Mãe do Salvador no contexto de uma sociedade machista ainda prometido ao seu esposo José é de causar admiração e veneração. Veja que Maria era uma menina que vivia com os pais e não tinha conhecimento para mensurar (processar)  tudo que estava acontecendo em questão de minutos. Mas seu poder de amor e humildade superou todas as amarras da época e a colocou à serviço do Pai.
            No final do Evangelho Maria  evocou a máxima de cunho pedagógico de grande valor: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”. (v. 38).
            Para os cristãos que procedem este momento glorioso devem expressar a obediência de uma serva que não redimiu às consequências; abraçou o chamado do Pai e colocou a disposição para o Reino. Maria sentiu em si o prazer de acatar na sua bondade o feitio de uma mulher que tinha nas graças de Deus o vínculo ou a gêneses da criação para conceber o Messias com a missão de salvar a humanidade do pecado.
            Maria, concebida sem pecado original, modelo de mãe e de serva a serviço da palavra, continua sendo modelo para a humanidade a partir de sua fidelidade. Não hesitou em momento algum em duvidar de sua missão, mostrou prontidão para o chamado, pois sabia que seu valor estava no seguimento de um Deus que já tinha feito muito pelas suas gerações passadas.
            Hoje, o mundo continua perverso, contraditório, divisor, estranho com os pequenos, mutilador de homens e mulheres que labutam diurnamente para ganhar pouca coisa em valores monetários, parece não ter espaço para novas Marias, para o encantamento de vocacionados para a vida religiosa, para jovens que buscam no Deus a verdadeira fonte do amor, para os profetas anunciadores da palavra de Deus que liberta do sofrimento.  
            A dúvida quanto ao reino da libertação é colocada em evidência a todo instante. Não deixa o  homem buscar o Deus da verdade, que faz o cego enxergar o e o surdo ouvir. Prende o homem no discurso alienador para inibir a prática do bem. Este mundo em que não enxerga o  Deus da vida  cega  os corajosos e paralisa os que têm sede de mudança.
            Maria confiou no anjo Gabriel e nem deu ouvidos para o mundo machista em que estava inserida. Levou avante o projeto de conceber o filho que libertaria o mundo e morreria por ele. Mas fez com fé, discernimento e complacência.  Ela deixou o legado vocacional ao dizer SIM. O homem cristão de hoje deve também observar atentamente a atitude de Maria e não ter medo de entregar totalmente para o Deus da vida.
            Portanto, já sentiu-se chamado para o anúncio da palavra? Ainda não? Pois saiba que o mundo precisa de homens e mulheres destemidos para levar a reflexão que liberta e você poderá ser um destes anunciadores de Jesus. Pense nisso! Amém!
            Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário