.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

“Amai vosso irmão”- Claudinei M. Oliveira.





Quinta-feira, 10 de Maio de 2012.
Evangelho: Jo 15, 9-11

            A alegria plena estimulada por Jesus aos seus discípulos parte do amor verdadeiro, pois aquele que ama o Filho do Homem, também ama o Pai celestial e, neste amor ligado a partir das práticas das ações do bem comum, prescreve o entendimento do mistério da salvação. Jesus prepara os seus discípulos para sua partida, ele deixará o convívio terreno em pouco tempo, sua missão evangelizadora alcançou a meta, então seu momento de ir ao encontro do Pai está cada vez mais perto. Porém, deixará para seus amigos de luta o legado do amor, nada pode ser maior do que o amor do irmão para com outro e, o exemplo do amor incondicional para com o outro, foi demonstrado na pessoa de Jesus.
            Mas como Jesus demonstrou o amor aos irmãos? Jesus demonstrou o amor aos seus irmãos na prática diária da cura, nos milagres, na doação de sua vida, na entrega de corpo e alma para solucionar o problema do abandono, do pobre, do  caído e de todos os marginalizados. Jesus caminhou, pernoitou e alimentou junto com aqueles que a sociedade rejeitava; enfim, Jesus teve compaixão dos miseráveis, queria uma vida digna e feliz, não se contentava com o descaso de tantos irmãos.
            Para os discípulos a missão não poderia terminar. Com a partida de Jesus a luta pela libertação do povo deveria ser alçada intensamente, tudo aquilo que Jesus proferiu, meditou e lançou em palavras e ações deveriam ser colocadas em prática por eles. Jamais poderiam acovardar-se diante do Filho do Homem. A justiça e a eficácia de uma sociedade justa e fraterna contornava o meandro do objetivo acionário dos discípulos. Assim, os ensinamentos  não deveriam permanecer em vão. Todos deveriam compreender de que o maior ensinamento de Jesus era a prática do amor.
            Talvez esta pequena palavra ainda não fosse compreendida na essência pela sociedade moderna. São tantas aberrações que acontecem no meio social que a palavra amor fica sempre esquecida. Veja os conflitos familiares, filhos não respeitam seus pais, dão direcionamentos para seus genitores, subtraem recursos financeiros ou bens para saldar dívidas com o encardido das drogas; casais que lutam nos tribunais por agressões físicas, maltratos; mães que abandonam recém-nascidos; crianças abandonadas nas ruas da amargura; idosos jogados nos asilos; doentes a espera de um atendimento que nunca aparece; grupos de extremistas que saem às ruas para matar o diferente (negro, prostituta, homossexual, nordestino, índio, indigente); pergunta-se: cadê o amor destas pessoas? Será que conhecem a palavra amor? Será que já foram amados? Qual nosso papel diante desta ausência do amor? Assistir de camarote e/ou aplaudir os maus feitos?  
            Caros amigos, falta muita coisa para nosso povo viver na paz de Cristo, e uma máxima que deveria aprender logo  será esta: “como meu Pai me amou, assim também eu vos amei”. Portanto, o amor vivido na totalidade por Jesus deve ser a pauta das ações  e mostrar para toda a sociedade que o amor é a melhor opção da boa convivência para  alcançar o perdão de  Deus e a salvação eterna.
            Amar o irmão é entregar-se no conjunto, não ficar colocando defeito na pessoa ou tentando encontrar justificativas levianas; amar é dispor de todo agrado pautado na vida de Jesus. Enfim, se quer o amor do outro, experimente amar primeiramente seu irmão. Amém!
Claudinei M. Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário