.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

“A multiplicação dos talentos” - Claudinei M. Oliveira.



Sábado, 01  de Setembro  de 2012.
Evangelho: Mt  25,14-30

            Todo cristão deve trabalhar para construir o reino dos céus na significância da plenitude. Para tanto, Deus deixou talentos importantes para multiplicar  nas ações do cotidiano, pois  o homem não pode esquecer ou não querer trabalhar para que a vivacidade cresça no seio da sociedade. Assim, todo instante o reino deve ser renovado para que os filhos de Deus possam gozar das eternas alegrias.
            Mas afinal quais são  os talentos que Deus deixou para cada um?  Como posso saber que tenho talento para ser multiplicado?
            Os talentos que temos são  os discernimentos para a graça de Deus. O homem deve ter atitude de transformar o meio social em que vive para melhor atender as reivindicações do povo. Se a comunidade está passando por dificuldades com os serviços públicos, ou seja, falta água tratada, iluminação, pavimentação, creche, posto de saúde,  escola, diante da falta de serviço essencial,  cabe ao homem discernir para que a solução aconteça. A comunidade deve organizar, elaborar projetos, cobrar dos órgãos competentes meios cabíveis para dar  cabo da situação delicada. Podemos chamar esta atitude de discernimento dos talentos, ou seja, não calar-se diante de algo tão importante para resolver.
            Talentos também são atitudes críticas com ações para que os meandros do aparelho do Estado atendam o necessário para a população. A sociedade organizada tem um papel fundamental  para acolher cada um de seus membros. Todos são responsáveis pelo Todo. Não pode um grupo dentro da sociedade constituída, atender somente seus privilégios, massacrar a maioria, retirar o direito a vida de muitos, não se preocupar com a população mais carente. Desse modo o talento oferecido por Deus foi esquecido ou enterrado para não desaparecer.
            Os homens que multiplicaram os talentos mostraram-se perspicácia quanto aos dons recebidos.  Não  acovardaram-se diante do compromisso. Souberam com maestria cultuar as graças recebidas a favor do crescimento.
            Assim deve ser o homem que busca o reino de Deus. Deve colocar a serviço da Palavra da verdade a fim de prosperar a alegria do reino. O reino só acontece se a prática da justiça, do amor, da solidariedade acentuar na entrega e no serviço. Caso contrário, o reino não aconteça e os talentos nada servem para engrandecer. Perguntamos: será que vale a pena viver neste lindo paraíso criado por Deus sem alastrar-se o sentimento de crescimento? Será que vale a pena esconder-se de Deus e nada fazer para que a vida  floresça com ternura? Se não trabalhar para multiplicar os dons recebidos de Deus vale a pena viver?
            Cabe a cada um dar uma resposta. Não tem como saber se o outro tem esforçado muito para multiplicar as alegrias, a felicidade ou a paz entre as pessoas. Somente Deus pode dar o veredicto correto. O que temos que fazer é encorajar para dar alegria e sucesso na vida de cada filho de Deus. Contudo, aproveitar o mês da Bíblia para aprofundar um pouco mais sobre  a  palavra de Deus.  Refletir o sentido da palavra na vida e fazer da Bíblia um livro presente nas orações.
            Enfim, todos têm talentos para ser multiplicado, porém o que Deus colocou em nossas mãos não deve permanecer improdutivo, deve-se elevar para a propagação e para a construção do reino da justiça. Seja um cristão que multiplique seus talentos que Deus abençoará para sempre. Amém!
            Claudinei M. Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário