.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Eu te darei as chaves do Reino dos Céus. -Claretianos


08 de Agosto

Quinta-feira, 8 de agosto de 2013
São Domingos de Gusmão
Outros Santos do Dia: Altmann de Passau (bispo), Ciríaco de Roma (dácono e mártir), Emiliano de Cizico (bispo e mártir),Hormisdas da Pérsia (mártir), Marino de Anazarbo (mártir), Severiano (mártir em Albano). 
Primeira leitura: Números 20,1-13
Jorrou água em abundância
Salmo responsorial: Salmo 94,1-2.6-7.8-9 (R. 8ab)
Oxalá ouvisseis hoje a sua voz: Não fecheis os corações como em Meriba. 
Evangelho: Mateus 16, 13-23 
Tu és Pedro. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus.
Antes de seguir o caminho para Jerusalém, Jesus quer avaliar o tempo de pregação missionária na Galiléia. Pelas respostas que o identificam como um dos profetas, a mensagem não foi entendida totalmente. Jesus é mais que um profeta. Os discípulos entenderam que Jesus, além de profeta, era o Messias esperado.
Contudo, a atitude de Pedro ante o anúncio da Paixão, parece desmentir essa compreensão. Parece que os discípulos ainda não tinham entendido a missão de Jesus. Eles o viam como Messias, mas ao estilo de Davi, revestido de poder político, religioso, econômico e militar. Um Messias rei, parecido mais com o Império Romano do que com o Reino de Deus.
Aos discípulos, e a nós hoje, custa entender que o poder de Jesus se baseia no amor, na misericórdia e na solidariedade. Um poder para servir e não para escravizar. Satanás significa adversário, acusador, tentador. Pedro, apesar das “boas intenções” termina tentando Jesus e se converte num adversário do projeto de Deus. Não é difícil identificar à nossa volta, inúmeros “satanás” que passam a vida pondo obstáculos no caminho dos irmãos, os mercadores da morte que vendem drogas, como diz o Papa Francisco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário