.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

NAS MÃOS DE DEUS O POUCO QUE TEMOS SE TRANSFORMA EM MUITO! - Olívia Coutinho


 
Dia 08 de Janeiro de 2013
 
Evangelho de Mc 6,34-44
 
O evangelho que a liturgia de hoje  nos apresenta, mostra-nos mais uma vez a sensibilidade de Jesus diante a necessidade humana!
A fome de tantos irmãos é uma ferida que sangra constantemente no coração de Jesus e está em nossas mãos a cura desta ferida, cura, que pode vir de  pequenos gestos concretos  de amor.
É difícil acreditar, mas é a mais dura realidade: num mundo de tanta fartura, ainda hoje  morrem milhares de pessoas vítimas do nosso abandono. São muitos os irmãos que continuam morrendo  de fome, ou por doenças causadas pela desnutrição, conseqüência do nosso egoísmo  que nos impede de abrir o  coração ao amor solidário, o amor que nos leva a partilha.
A todo instante, pessoas  necessitadas de  ajuda,  desfilam diante dos nossos olhos, são  irmãos nossos, pessoas desprovidas do mínimo necessário para a sua sobrevivência.  E quantas vezes, nós, que dizemos seguidores de Jesus, tampamos os nossos ouvidos para não ouvir os seus clamores, preferindo ignorá-los, para nos  isentar  de quaisquer responsabilidade sobre  eles. E assim, vamos  buscando  mil desculpas para justiçar a nossa impassibilidade, diante a esta triste realidade.
Precisamos  aprender a olhar o irmão com o mesmo  olhar de Jesus,  um olhar que  não  vê somente a  sua necessidade emergencial, como também criar  possibilidades  para que ele possa caminhar com as sua próprias pernas.
A exemplo de Jesus, não podemos transferir para outros a  responsabilidade que devemos ter para com os nossos irmãos carentes, precisamos nos conscientizar de que somos co-responsáveis pela vida do outro, por tanto, não podemos permanecer indiferentes aos seus problemas, problemas, que se chegaram até a nós, é porque também são nossos.
  Como verdadeiros seguidores de Jesus, precisamos colocar em prática os seus ensinamentos e assim como Ele, estarmos  sempre atentos as necessidades do outro.
De nada adianta, erguermos as nossas mãos para louvar  a  Deus, se  não somos  capazes  de abaixá-las, para erguer o nosso irmão.
O evangelho de hoje,  narra o episódio que marcou o milagre da multiplicação dos pães: o milagre da partilha! O ponto fundamental deste acontecimento é o amor, o amor que move, que leva a partilha.
Na multiplicação dos pães, Jesus nos ensina na prática  que é na partilha, que resolvemos o problema  emergencial da fome, mas não podemos parar por aí, é preciso ir mais além, além de uma  conscientização social, precisamos nos conscientizar politicamente, para que possamos  eleger com responsabilidade  os nossos representantes, não somente elegê-los, mas como também, cobrar deles o cumprimento do compromisso assumido com o povo em favor do bem comum.
Hoje Jesus nos encarrega de saciar a fome  de tantos irmãos, na certeza de que: colocando em suas mãos o pouco que temos, este pouco se transformará em muito!
Onde existe amor, existe partilha, onde existe partilha, Deus entra e o milagre da multiplicação acontece!
É nosso compromisso cristão, despertar no outro a necessidade de Deus, mas antes, é preciso saciar a sua fome de pão, só assim, será possível criar no seu coração, a  necessidade  de Deus!  Foi o que fez Jesus, a  partir da necessidade do pão material, ele criou no povo a necessidade do pão da vida eterna.
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário