.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Dias virão em que o esposo lhes será tirado e então jejuarão - Missionários Claretianos





Segunda-feira, 21 de janeiro de 2013
Santa Inês, Virgem, Mártir (Memória).
Outros Santos do Dia:Brígida de Kilbride (virgem), Epifânio de Pavia (bispo), Frutuoso, Augúrio e Eulógio, (bispo e diáconos, mártires de Tarragona), Maccallin de Waulsort (abade), Meinardo de Einsiedeln (eremita, mártir), Pátroclo de Troyes (mártir), Públio de Malta (bispo, mártir), Viviano de Holywood (bispo).
Primeira leitura: Hebreus 5, 1-10
Porque Deus o proclamou sacerdote.
Salmo responsorial:109
Tu és sacerdote eternamente.
Evangelho: Marcos 2,18-22
Dias virão em que o esposo lhes será tirado e então jejuarão
Aparece aqui o conflito entre fariseus, seguidores de João Batista, e os discípulos de Jesus. O tema do confronto é a prática piedosa do jejum. Os fariseus consideram o jejum como uma prática muito importante em suas tradições piedosas. Jesus, porém, coloca a experiência do amor acima das práticas de piedade.
Quando se está na companhia do Senhor (o noivo) não há motivo para fazer penitencias inúteis. Quando a razão da alegria já não estiver presente, então sim é tempo de jejuar. Jesus não anula a prática do jejum, mas a relativiza. Para além das práticas de piedade está a prática do amor e a defesa da vida. Quando se ama ao estilo de Jesus, o sacrifício pelo outro, a doação gratuita e generosa substituem toda prática que externa e ritual.
Nós precisamos revisar nossas práticas penitenciais e quaresmais à luz do evangelho. As práticas devocionais se tornam válidas se o compromisso pela justiça e pela paz não se convertem para nós em norma de vida. Serão válidas na medida em que sustentem o compromisso com a prática da solidariedade. Quando se sofre contradições por causa da justiça toda prática penitencial recupera o sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário