14º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Dia 05 de Julho de 2020
Evangelho de Mt11,25-30
No evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, Jesus, exultando no Espírito Santo exclamou: “Eu te louvo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondestes estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelastes aos pequeninos” É bom estarmos cientes, do contexto em que Jesus faz esta louvação, Ele acabava de constatar, que o projeto de Deus, começava a se desenvolver no mundo através de seus primeiros discípulos, os primeiros a serem enviados por Ele em missão!
A grandiosidade do Reino de Deus se faz através dos pequenos, foram estes, os primeiros a acolhê-lo e a vivenciá-lo no cotidiano de suas vidas! O anuncio do Reino, só encontra resposta naquele que se faz pequeno, que esvazia de si mesmo para tornar-se dependente de Deus!
Por onde Jesus passava, Ele atraia multidões, porém, conhecedor do coração humano, Ele sabia, que nem todos o que estavam à sua volta, iam até Ele, para ouvi-lo de fato. Junto daqueles que buscavam Nele o alento pra suas vidas, que gostavam de ouvi-Lo, estavam também, os que queriam apenas investigá-Lo, a estes, Deus não se revelou por meio de Jesus.
Através das parábolas, Jesus falava da grandeza do Reino dos céus, comparando-o com as coisas simples, presentes no cotidiano dos pequenos. Com esta pedagogia, Ele confundia os grandes, pois estes, não viviam a mesma realidade deles.
Toda grandeza de Deus nos é revelada por Jesus, de modo singelo, Ele servia-se de meios humanos bem simples para falar da grandeza do Reino, só entende a sua mensagem quem se faz pequeno...
O texto chama a nossa intenção sobre a importância da humildade, de reconhecer a nossa necessidade de Deus. Jesus, com sua vida, nos ensina o caminho que nos leva a salvação, que é o caminho da humildade, caminho este, que Ele mesmo percorreu, se misturando aos pobres e sofredores.
O Reino de Deus, começou e continua se expandindo aqui na terra, através da fidelidade e da disposição dos pequenos, daqueles que se prontificam a acolher e a espalhar a semente do Reino! Os discípulos, pessoas simples, sem nenhuma escolaridade, foram os primeiros a responderem positivamente o anuncio do Reino. Foram eles, os primeiros a absorverem a mensagem salvífica de Jesus, não, pela a inteligência, mas pela a abertura do coração à graça de Deus.
Ao esconder dos sábios e entendidos, as coisas do Reino e as revelar aos pequenos, Deus assegurou que a sua palavra, não somente permanecesse no mundo, como também, ganhasse vida e produzisse frutos de geração a geração! Se revelado aos “sábios e entendidos” certamente, sua palavra seria distorcida, pois estes, as interpretariam segunda suas conveniências; A palavra de Deus, anunciada por Jesus, só pode ser Interpretada à luz da fé, do contrário, ela será sufocada como uma semente lançada num espinheiro. (veja a parábola do semeador) Esta palavra de vida, só encontra ressonância no coração de quem se abre para acolhê-la e foi através dos pequenos, que a palavra de Deus ganhou vida e se espalhou, chegando a todos os rincões do mundo.
Jesus tem o olhar voltado para os pequenos, os pobres, estes, são os que mais sofrem as consequências das injustiças sociais. A estes, Jesus traz uma grande consolação: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e vos darei descanso.”
Só descansa em Jesus, quem vive segundo o seu Espírito, ou seja, quem assume o itinerário de Jesus, tomando para si, a dor do outro, como Ele tomou para si, as nossas dores.
Tenhamos em mente: Com Jesus, o nosso horizonte é ampliado, os nossos problemas são solucionáveis...
Lindo! Vai ser tema de uma Festa de Santa Teresinha em Uberaba. De repente, "um pequeno caminho", inteiramente novo!
ResponderExcluir