.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 7 de novembro de 2017

-Ser justo nas pequenas coisas-José Salviano

11 de Novembro de 2017

Cor: Branco
Evangelho - Lc 16,9-15
-Ser justo nas pequenas coisas-José Salviano


Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
9Usai o dinheiro injusto para fazer amigos,
pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas.
10Quem é fiel nas pequenas coisas
também é fiel nas grandes,
e quem é injusto nas pequenas
também é injusto nas grandes.
11Por isso, se vós não sois fiéis
no uso do dinheiro injusto,
quem vos confiará o verdadeiro bem?
12E se não sois fiéis no que é dos outros,
quem vos dará aquilo que é vosso?
13Ninguém pode servir a dois senhores.
porque ou odiará um e amará o outro,
ou se apegará a um e desprezará o outro.
Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.'
14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro,
ouviam tudo isso e riam de Jesus.
15Então, Jesus lhes disse:
'Vós gostais de parecer justos diante dos homens,
mas Deus conhece vossos corações.
Com efeito, o que é importante para os homens,
é detestável para Deus.'
Palavra da Salvação.(CNBB).

Dinheiro injusto? Do que Jesus está falando?
Uma grande parte das riquezas acumuladas, podem não ser formadas de dinheiro justo. Isso, por que o normal, é o cidadão trabalhar, e ganhar um salário modesto que mal dá para satisfazer as suas necessidades principais.
O salário é geralmente pequeno, ou  modesto porque se cada trabalhador ganhasse um bom salário, isso faria com que o lucro das empresas fosse bem menor. E como sempre prevalece o direito do mais forte, enriquecer por meio de salário, é praticamente impossível. Por que, segundo aquele ditado, quem trabalha não tem tempo de ganhar dinheiro!
Desse modo, o ideal, para os empresários, seria que a mão-de-obra fosse de preferência, escrava. Mais como isso pode trazer outros efeitos colaterais, há muito tempo que no mundo usa a mão-de-obra quase escrava, ou semi-escrava.
Desse modo, se alguém acumulou muita riqueza, e geralmente sem trabalhar, certamente usou a sua inteligência para plicar muito bem o capital, ou usou a sua esperteza para tirar ou sugar dinheiro de onde tem muito, usando métodos nem sempre muitos honestos.
Foi por isso que Jesus, aquele que não tinha medo de denunciar, aquele que não usava meias palavras para delatar os abusos, falou em dinheiro injusto.
Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem?
O verdadeiro bem que Jesus fala neste Evangelho, só pode ser a salvação eterna. Ser justo, ser honesto, é um requisito necessário para se alcançar a eternidade.
Infelizmente, por muitas vezes somos lesados pelo sistema capitalista, principalmente nos supermercados, onde compramos produtos com data de validade alterada, produtos estragados que fazem passar mal,  e que pela nossa correria, ou perdemos a nota fiscal, ou não temos tempo de voltar lá para reclamar. Desse modo, muitas são as vezes em que ficamos no prejuízo de forma irreparável.
Ouvi dizer que uma certa senhora pegava certas coisinhas no mercado e dizia que era para compensar os prejuízos que já tivera. Ao ser avisada pelos seus familiares de que ela poderia ser flagrada e poderia sofrer humilhações, ela respondeu: ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão.
Duvido que esse fato seja realmente verídico, mas, a verdade é que ficamos muito indignados quando ao chegar em casa, e abrimos o pacote da carne, percebemos aquele forte cheiro de putrefação, de produto estragado!
Quanto dinheiro sujo quando dinheiro injusto está rolando por ai? Quanta gente que vive desfrutando uma vida de rei, às custas do que pegou dos cofres públicos, e lamentavelmente, não podemos fazer nada? E o pior. Nas próximas eleições, nos esquecemos de tudo isso, e votamos nesses mesmos candidatos, que apareceram na tela com uma cara de honestos, acompanhado de um sorriso “mui amigo!”
 E você? Da próxima vez vai votar?
PEQUENAS COISAS!  (ano de 2017) Estão dizendo que o governo vai tirar uma pequena quantia do salário mínimo, para cobrir um grande rombo da economia do país. Será que isso é verdade mesmo? Não dá para acreditar que vão fazer tamanha crueldade com o trabalhador! E aqueles que ganham gordos salários sem fazer muita força?
Quem é fiel nas pequenas coisas, também o será nas grandes. Todo empregado é minuciosamente observado pelos seus patrões, para ver até onde vai a sua honestidade. E assim, é verifica se eles são fiéis a partir das pequenas coisas do dia a dia. Porque se são honestos nas coisas pequenas, com certeza poderão ser também honestos nas grandes quantias, e desfrutar da confiança e do apreço dos seus patrões.

Tenha um bom dia. José Salviano


Nenhum comentário:

Postar um comentário