OITAVA DA PÁSCOA.
Dia 20 de Abril de 2017
Evangelho de Lc24,35-48
Ainda estamos vivendo as alegrias do Domingo de Páscoa, dia em que nos reunimos em comunidade para celebrarmos a vitória da vida sobre a morte!
Graças ao testemunho dos primeiros cristãos, podemos reviver este acontecimento marcante na história da humanidade e atualizá-lo no nosso dia a dia!
Cremos na ressurreição de Jesus, mas não basta somente crer, é preciso vive-la no nosso dia a dia, aceitando a nossa condição humana, nossas fragilidades, cientes de que podemos nos tornar invencíveis, se configurados no Cristo ressuscitado!
Vivemos a ressurreição de Jesus, quando fazemos da nossa vida, uma oferta de amor, quando tornamos caminho de libertação para outro!
A experiência do Cristo ressuscitado vem da experiência da cruz, da entrega da vida que a morte não conseguiu vencer!
Pautar a nossa vida no exemplo de Jesus é a certeza de suportarmos o peso da nossa cruz! A cruz, é o caminho da nossa vitória, não precisamos temê-la, pois ela não é definitiva em nossa vida, é apenas uma passagem, a ponte que nos liga ao paraíso!
Quando deixamos nos impregnar no amor de Cristo, podemos tirar proveito até mesmo do sofrimento é que Deus transforma nosso sofrimento em trampolim para a nossa ascensão!
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, narra mais uma aparição de Jesus! No momento em que os dois discípulos que fizera a experiência com Jesus ressuscitado no caminho para Emaús, comentavam com outros discípulos o acontecido, Jesus aparece no meio deles e os saúda dizendo: “A paz esteja convosco!” Assustados, eles chegaram a pensar que se tratava de um fantasma, um sinal de que eles ainda tinham muitas dúvidas em seus corações. E mesmo depois de terem vistos as marcas da cruz nas mãos e nos pés de Jesus, os discípulos continuavam com dificuldades em acreditar, afinal, tudo aquilo que eles presenciavam, era grande demais para a compreensão deles, que acabara de ver Jesus morto numa cruz!
Mesmo diante a apreensão dos discípulos que pareciam não acreditar no que estavam vendo, Jesus não os repreende, pelo contrário, compreende a dificuldade deles em entender tudo aquilo. Numa atitude de amor, Jesus abriu a inteligência deles, possibilitando-os a entenderem as Escrituras e se tornarem suas testemunhas! A partir de então, os discípulos foram convocados a anunciar o Cristo ressuscitado!
Esta é também a nossa missão, missão de todo o Batizado, de todo aquele que vê em Jesus o caminho, a verdade e a vida!
No encontro com os discípulos, Jesus transmitiu-lhes a paz, foi a paz de Jesus, que abriu os seus olhos, que os libertou do medo que os mantinha presos! Esta mesma Paz, transmitida por Jesus chega a até a nós!
A paz de Jesus, é uma paz diferente da “paz” que o mundo oferece, a paz de Jesus, é uma paz inquietante que nos tira do comodismo e nos coloca em movimento!
A paz do Cristo ressuscitado é o impulso da nossa caminhada de fé.
FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook
DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado p/ reflexão.
ResponderExcluir