.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

“VOCÊS PODEM BEBER DO CÁLICE QUE EU VOU BEBER”? – Olívia Coutinho



XXIX DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 21 de Outubro de 2012

Evangelho Mc 10,35- 45

Neste dia mundial das missões, queremos reafirmar a nossa confiança na ação de Deus movendo os corações humanos!
Como membros de uma comunidade que  caminha dentro do espírito da fé e  do compromisso com  uma  igreja missionária, somos convocados a dar continuidade a missão de Jesus aqui na terra.
Assumir  a missionariedade, é  não temer a cruz, é estar  disposto a dividir seu  tempo,  sua vida com o outro, principalmente com os mais pobres.
Para desempenharmos bem a nossa missão, precisamos  em primeiro lugar nos libertar  de todos os nossos apegos, esvaziarmos de nós mesmo, só assim estaremos  livres para servir.
Deus quer salvar a humanidade por inteira, por isto Ele convoca cada um de nós para uma missão, contando  sempre com a nossa disposição, com o nosso  serviço na construção  de um mundo melhor.  Ser indiferente a esta convocação, é rejeitar  o projeto de Deus.  
Este dia das missões tem como propósito nos  conscientizar de que pelo batismo, todos nós somos missionários! É evidente  porém, que  o impulso para a missão,   provêm da nossa sensibilidade à voz de Deus, aos acontecimentos e  principalmente às necessidades dos  nossos irmãos.
 É com pessoas de boa vontade, sensíveis e generosos, que Deus quer contar na construção  de um mundo  mais justo e mais irmão.
O mundo  carece de pessoas que se  inquietam diante das injustiças praticadas por  uma sociedade capitalista que aliena o povo, que recusa a  enxergar o homem na sua essência.
 Vemos com profunda tristeza, um povo que tem tudo para ser feliz, mas  que  distancia desta  felicidade, por não colocar  Deus como centro de sua vida! São muitos, os que se deixam   levar pelos caminhos contrários, o caminho  da vaidade da ganância,  da ambição...
O evangelho que a liturgia deste domingo nos apresenta nos convida a pautarmos a nossa vida no exemplo de Jesus, o grande missionário do Pai, que mesmo sendo Deus, se pôs a serviço de todos, curvou-se para lavar os pés dos discípulos, numa atitude de humildade e de  serviço.
 “Sendo Ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo” (Fl 2, 6-7).
 “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos” (Mc 10,45).
Pela lógica dos homens, ser grande, é possuir bens, é ter poder fama, enquanto que pela  lógica  de Deus,  grande, é  todo aquele que serve, que vive na simplicidade e na humildade, este sim,  tem uma vida fecunda e plenamente realizada.
O texto nos adverte sobre o risco que corremos quando estamos voltados somente para os nossos  interesses. Quando deixamos nos levar pelos nossos interesses pessoais, cresce em nós a vaidade, o egoísmo a ganância, grandes inimigos que nos distanciam de Deus.  Fechados no nosso “eu”, não  enxergamos as necessidades do outro,  não  abrirmos à partilha, portanto, não vivemos   o mandamento Maior: o mandamento do amor!
Ao contrário dos filhos de Zebedeu, devemos assumir a nossa missão sem esperar recompensa. Nossa missão, deve se desenvolver em clima de gratuidade, humildade e desprendimento.
  "Vocês podem beber do cálice que eu vou beber?". Beber do cálice que Jesus bebeu é não temer a cruz, é passar pelo sofrimento sem perder a fé. Podemos dizer que este é o grande desafio de um seguidor de Jesus!
Será que nós, comunidade de fé, bebemos do mesmo cálice, ou será que  bebemos em cálice individual? Será que somos  tão individualistas a ponto de não querer beber do cálice do outro? 
Ser batizado no sangue de Jesus, é passar pelo sofrimento na certeza da vitoria, é sair das trevas para viver na luz, na luz que é Jesus.  

 FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário