.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 21 de outubro de 2012

Se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. - Missionários Claretianos



Sábado, 27 de outubro de 2012
29ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Abano de Wexford (abade), Abraão de Manufe (eremita), Capitolina e Eroteis (mártires), Colmano de Senboth-Fola (abade), Ciríaco de Constantinopla (bispo), Desidério de Auxerre (bispo), Florêncio de Burgúndia (mártir), Frumêncio (apóstolo da Etiópia), Gaudioso de Nápolis (bispo), Namácio de Clermont (bispo), Odrano de Iona (abade), Vicente, Sabina e Cristeta (mártires).
Primeira leitura: Efésios 4, 7-16
Cristo é a cabeça. Graças a ele, o corpo, coordenado e bem unido, realiza o seu crescimento. 
Salmo responsorial: 121, 1-2. 3-4a. 4b-5
Que alegria quando me disseram: “Vamos à casa do Senhor!”. 
Evangelho: Lucas 13, 1-9
Se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo.
Arrepender-se significa voltar a pensar ou repensar o que se fez. O evangelho de hoje nos fala da capacidade de se arrepender, de repensar o que se fez, do que se falou ou do que se pensou para se confrontar com o ensinamento de Jesus. Arrepender-se não é somente uma questão intimista.
Não se pode pensar que a história pessoal é um continuo erro, nem tampouco confundir pecado como afastamento de Deus e o que poderíamos chamar de pecado que desagrada o sistema vigente. A alusão ao massacradas pelo poder romano, ou  a algum um acidente de trabalho, evidenciam os preconceitos sociais segundo os quais uma morte vergonhosa se deve a algum pecado que as vítimas cometeram.
Entretanto, Jesus nos liberta desse modo errôneo de pensar, já que com isso só se legitima a violência dos poderes dominantes ou os preconceitos daqueles que por autoridade, dinheiro ou sabedoria, se consideram além da justiça e das debilidades humanas.
Jesus nos chama ao arrependimento, pelo confronto com sua palavra e pela crítica frente aos preconceitos sociais e políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário