.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 21 de outubro de 2012

Felizes os empregados que o Senhor encontrar acordados quando chegar.- Missionários Claretianos




Terça-feira, 23 de outubro de 2012
29ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: São João de Capistrano, Presbítero (Memória facultativa), Inácio da Turquia (bispo), Ode de Amay (viúva), Servando e Germano (mártires de Cádiz).
Primeira leitura: Efésios 2, 12-22
Ele é a nossa paz: do que era dividido, ele fez uma unidade. 
Salmo responsorial: 84, 9ab-10. 11-12. 13-14
O Senhor anunciará a paz para o seu povo. 
Evangelho: Lucas 12, 35-38
Felizes os empregados que o Senhor encontrar acordados quando chegar.
O evangelho de hoje fala da diferença que existe entre estar acordado e dormindo. No estado de vigília podemos responder a qualquer chamado, urgência ou desafio; mas quando estamos dormindo, nosso corpo abandona as preocupações presentes e se abandona a seu ritmo.
Muitos mestres espirituais da época de Jesus, e até mais recentes, interpelam seus ouvintes com o mesmo chamado. O tempo em que Jesus viveu foi uma época de grandes mudanças para a humanidade, por isso era necessário estarem atentos aos sinais dos tempos, que davam pistas sobre o que Deus queria para aquele momento.
No primeiro século, os grandes impérios do Oriente Médio chegaram ao fim (Egito, Babilônia, Pérsia) e se consolidou o Império Romano que duraria cinco séculos. Nosso tempo atual não é uma época de mudanças, mas uma mudança de época. As transformações atuais da humanidade têm um alcance global, só comparável com as mudanças industriais de três séculos atrás.
Nossa fé nos deve manter despertos para descobrir os desafios de nosso momento no qual a comunicação, a informação e o conhecimento são proclamados como valores máximos e universais. O desafio é escolher e assumir os principais desafios do cristão ante a nova cultura que vai se desenhando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário