.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Ai de vós, fariseus; ai de vós também, mestres da Lei -Missionários Claretianos




Quarta-feira, 17 de outubro de 2012
Santo Inácio de Antioquia
Outros Santos do Dia: Anstrude de Laon (virgem), Berário I de Le Mans (bispo), Colmano de Kilroot (bispo), Edilberto e Etelredo de Kent (mártires), Florêncio de Orange (bispo), Heron de Antioquia (bispo, mártir), João Colobus (eremita), Mamelta da Pérsia (mártir), Notelmo de Cantuária (bispo), Ricardo Gwyn (mártir), Rodolfo de Gubbio (monge, bispo), Solina de Gascony (virgem, mártir), Vitor, Alexandre e Mariano (mártires).
Primeira leitura: Gálatas 5, 18-25
Os que pertencem a Jesus Cristo crucificaram a carne com suas paixões. 
Salmo responsorial: 1, 1-2.3.4.6
Senhor, quem vos seguir, terá a luz da vida! 
Evangelho: Lucas 11, 42-46
Ai de vós, fariseus; ai de vós também, mestres da Lei.
A função da Lei é garantir o mínimo na vida social para alcançar o máximo na vida diária. O problema é que, como qualquer instituição, a Lei pode ser burlada com as mesmas formalidades que se criam para cumpri-la. Essa situação paradoxal recorda o dito popular: “feita a lei, feita a armadilha”.
O texto de hoje apresenta uma série de lamentos que tornam evidente um cumprimento puramente formal da Lei em detrimento de um compromisso mais autêntico e existencial. O primeiro lamento evidencia que a justiça e a misericórdia são exigências absolutas da vida cristã, porém se vêem burladas por mecanismos absurdos como o pagamento de impostos por condições e espécies.
Enquanto esses impostos são importantes na ordem da sustentação do culto e dos ministros, a relação com o próximo e com Deus são relativizadas, pois não se concretizam em atitudes, comportamentos e opções para a realização da justiça humana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário