.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Esta filha de Abraão, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado? - Missionários Claretianos



Segunda-feira, 29 de outubro de 2012
30ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Abraão de Rostov (abade), Ana de Constantinopla (viúva, eremita), Baldo de Sens (eremita), Colmano de Kilmacduagh (bispo), Elfleda de Ramsey (abadessa), Ermelinda de Meldaert (virgem), Estêvão de Caiazzo (bispo), Eusébia de Bérgamo (virgem, mártir), Germano, Rufo, Ismio, Ismidon e Joire (monges de Talloires), Jacinto, Quinto, Feliciano e Lúcio (mártires), João de Autun (bispo), Kennera da Escócia (virgem, mártir), Maximiliano de Lorch (bispo, mártir), Narciso de Jerusalém (bispo), Sigolino de Stavelot (abade), Teodoro de Viena (abade), Terêncio de Metz (bispo), Zenóbio de Antioquia (mártir).
Primeira leitura: Efésios 4, 32-5, 8.
Andai no caminho da caridade, como Cristo. 
Salmo responsorial: 1, 1-6.
Sejamos, pois, imitadores do Senhor, como convém aos amados filhos seus. 
Evangelho: Lucas 13, 10-17 .
Esta filha de Abraão, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?
No tempo de Jesus existia uma antiga técnica de interpretação que consistia em utilizar a lei que obrigava a socorrer animais domésticos. Jesus aplica-a a uma situação semelhante, porém maior que é o ser humano. O problema que o texto expõe é o de trabalhar o bem em todo tempo e lugar, identificando as ações boas com a obra de Deus manifestada na criação.
Trabalhar o bem sem levar em conta preceitos religiosos, sociais, culturais, é sinônimo de realizar a vontade de Deus, vivenciado como Pai Misericordioso. Os adversários se opõem a esta maneira de pensar de Jesus. Eles se apegam aos preceitos sabáticos, considerados como expressão máxima da religiosidade.
Jesus apela para o cuidado que se tem para com os animais, a fim de reivindicar a legitimidade de sua ação, fazendo prevalecer a obra de Deus acima de considerações religiosas. A comunidade cristã tem hoje o direito de reivindicar essa mesma intencionalidade de Jesus ao por o bem comum e o bem da humanidade em geral acima dos interesses individuais ou das elites do poder.
Que ações cotidianas e concretas reflitam nosso compromisso com o bem das pessoas e da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário