.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

--2º DOMINGO do ADVENTO - Preparai o caminho do Senhor - J.Salviano


2º DOMINGO do ADVENTO

9 de Dezembro de 2012 

Evangelho - Lc 3,1-6

Preparai o caminho do Senhor.

         A exemplo de João Batista, Deus nos chama a preparar os nossos caminhos, a endireitar a nossa vida pela conversão, a fim de nos tornar menos indignos de receber Jesus em Espírito e verdade, através de uma reconciliação sincera e duradoura.
         Na celebração eucarística deste domingo, vamos acender a segunda vela do  Advento, a vela branca, a vela símbolo da PAZ.  Pois só Deus pode nos dar a paz.  A paz que deve começar  dentro de cada um de nós: A paz conosco e a paz com Deus. Pois só assim, teremos a paz nos demais setores da vida: A paz na família, a paz na sociedade, a paz no mundo.
         Peçamos a Deus que enviou o Seu Filho ao Mundo para nos salvar, que não permita que nenhum tipo de violência nos impeça de nos aproximar do vosso Filho, mas sim, pelo contrário, que sejamos sempre instruídos pela vossa sabedoria a participar da plenitude de sua vida. Que nada neste mundo nos afaste do caminho  da verdade e da vida. Pois pelo rumo que as coisas estão se encaminhando, há o perigo de que um dia sejamos impedidos de adorar  o nosso Deus, pela prática da nossa Religião.
         Só Deus por meio de seu Filho Jesus pode nos livrar de tudo isso que está aí, e que afeta com mais força a nossa juventude. Portanto, precisamos endireitar os nossos caminhos, eliminando tudo o há de errado em nossa vida, a fim de merecermos a graça indispensável de Deus para combater o mal do mundo.
         O Advento que é tempo de espera e portanto de expectativa, é como os dias que antecedem uma festa. E o melhor da festa é o esperar por ela.  A atmosfera, o clima de espera pelo Natal, coincide com a espera pelas férias escolares, a qual envolve a todos os cidadãos viventes. Porque mesmo que você não seja professor ou professora e nem trabalhe direta ou indiretamente na Educação, você estará envolvido nas férias escolares. Digamos que você é avô ou avó. Poderá ter de cuidar dos netos para seus filhos trabalhar, e ou ainda ter de levar e buscar as crianças para a escola.
         Desse modo, a espera pelo Natal e as férias escolares, deixam no ar um clima de ansiedade pelo  MELHOR DA FESTA.
         Como sabemos, existem dois natais: o Natal cristão, ou religioso, e o natal comercial.
O Natal cristão:  é o Natal das pessoas conscientes, e que  acreditam estar vivendo o aniversário do Filho de Deus,  que é hora de conversão e mudança de vida, etc.
O natal comercial: é aquele que envolve todos ligados ao comércio e que direta ou indiretamente, lucram com as festas do final do ano. Aliás, repare que eles não dizem Feliz Natal como os cristãos, mais sim, apenas Boas Festas.
         Advento é o período de espera da vinda do Reino de Deus através da pessoa do Menino Jesus, e para isso precisamos estar preparados.
         João Batista foi o último dos profetas aquele que veio preparar os caminhos de Jesus, ou seja, preparar o povo para receber o Filho de Deus, aplainando os caminhos, deixando-os sem colinhas e sem buracos; Isso significa preparar a nossa vida, tornando-a uma vida reta, justa, santa para podermos esperar a vinda de Jesus.
"Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas;
as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados."
         Endireitar os caminhos: As montanhas, morros  ou colinas, representam os nossos exageros, os nossos pecados, que precisam ser cortados, destruídos. Os buracos, ou depressões, representam a nossa falta de coragem para dar testemunho, para anunciar a palavra de Deus ao mundo, etc.  E as curvas dos caminhos, representam os nossos desvios de conduta, as nossa  fugas pela esquerda, pelo caminho errada da estrada da vida. São as vezes em que nos desviamos do caminho verdadeiro e nos embrenhamos pelo meio do mato, pelo caminho errado, preparado por satanás, para nos afastar de Deus. É o que vem acontecendo com a nossa juventude hoje. Nossos jovens estão sendo arrastados para o caminho do mal, o caminho da perdição, da violência, da falsa felicidade, o caminho da morte do corpo e da alma.  A pergunta, é: o que podemos e devemos fazer?
         Para falar da missão de Jesus, o evangelista começa falando da missão de João Batista, o precursor. Este é como uma ponte que une o Antigo e o Novo Testamento. Jesus vem dar vida, e não tirá-la. Por isso Ele não está feliz com o rumo que está tomando os caminhos tortuosos da nossa juventude.  Não está e nem poderia estar feliz com o que está acontecendo no mundo de hoje.  Muitos caminhos tortuosos que precisam ser corrigidos, a começar por mim e por você. Pois se cada um dos escolhidos endireitar diariamente os seus caminhos, assim poderá  pensar em endireitar os caminhos do mundo, com a graça de Deus.
         Prezados irmãos. Nós precisamos ter o Evangelho em mente, e vivê-lo tanto na teoria como na prática. Se todas as nossas ações têm início na nossa mente, se estivermos com a mente embebida dos ensinamentos de Jesus Cristo, com certeza, teremos de agir de acordo com as verdades que estão dentro de nós, em nossa mente. Portanto, teoria e prática devem caminhar juntas na construção do Reino de Deus que vamos festejar sua chegada daqui há três semanas.
Feliz Natal. Seja feliz e faça o mundo feliz, nos tempos do Natal e também fora dele.
Amém.
J. Salviano 

3 comentários:

  1. Parabéns pelo BLOG !

    Kelly Rotter

    ResponderExcluir
  2. muito bom e nos ajuda muito a esclarecer as nossas duvidas ....

    ResponderExcluir
  3. óTIMO O BLOG, NOS AJUDA A MEDITAR A PALAVRA DE DEUS. NÃO ENTENDI MUITO BEM A RISADA QUE APARECE DE VEZ EM QUANDO. O QUE É?

    ResponderExcluir