Sábado, 13 de outubro de 2012
27ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Bertoldo de Cambrai (bispo), Carpo de Trôade (discípulo do
Apóstolo São Paulo), Celidônia de Subiaco (virgem), Colmano de Stockerau ou de
Melk (mártir), Comgan da Escócia (abade), Eduardo, o Confessor (rei da
Inglaterra), Fausto, Januário e Marcial (mártires de Córdova), Florêncio de
Tessalônica (mártir), Fincana e Findoca (virgens, mártires), Geraldo de
Aurillac (leigo), Lucas de Armentum (abade basiliano), Maurício de Carnoet
(abade), Reginbaldo de Speyer (monge, bispo), Rômulo de Gênova (bispo), Serafim
de Montegranero (religioso), Simberto de Ausburgo (monge, bispo), Teófilo de
Antioquia (bispo), Venâncio de Tours (abade).
Primeira leitura: Gálatas 3, 22-29
Vós todos sois filhos de Deus pela fé.
Salmo responsorial: 104, 2-3. 4-5. 6-7
O Senhor se lembra sempre da Aliança!
Evangelho: Lucas 11, 27-28
Feliz o ventre que te trouxe. Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus.
Vós todos sois filhos de Deus pela fé.
Salmo responsorial: 104, 2-3. 4-5. 6-7
O Senhor se lembra sempre da Aliança!
Evangelho: Lucas 11, 27-28
Feliz o ventre que te trouxe. Muito mais felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus.
As bem-aventuranças são formas especiais de benção. Elas se
tornaram distintivo das primeiras comunidades cristãs. Porém, enquanto no
ambienta da época se considerava uma benção a riqueza, a força física, o poder
político, a origem racial ou a nobreza, a comunidade cristã começa a valorizar
como benção o amor universal, a solidariedade com os pobres e excluídos e a
capacidade de discernir a vontade de Deus na escuta da Palavra.
A mulher que interrompe e aclama Jesus bendiz sua família e,
certamente, seu local de nascimento devia ser um lugar muito especial. Nele se
cultivaram de maneira extraordinária todos os valores que depois foram
propostos a toda humanidade.
Entretanto, a benção que Jesus nos propõe é a do cultivo assíduo
de sua palavra, ouvida em clima de oração e vivida no ambiente da comunidade.
Na vida cristã se desenvolveu dois métodos complementares de leitura orante da
Palavra: a Lectio Divina e a Leitura Comunitária e Pastoral da Bíblia.
Temos, pois, a benção de Jesus, e a Igreja nos proporciona alguns
métodos de leitura e de oração. A proposta é fazer da Palavra o centro de nossa
vida.
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