.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

A semente cresce e torna-se uma grande árvore -Missionários Claretianos



Terça-feira, 30 de outubro de 2012
30ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Afonso Rodríguez (presbítero), Arilda de Gloucestershire (virgem, mártir), Artemas de Listra (bispo), Astério de Amasea (bispo), Cláudio, Lupércio e Vitório (mártires), Dorotéia de Montau (viúva), Eutrópia da África (mártir), Geraldo de Potenza (bispo), Germano de Cápua (bispo), Herbert de Tours (monge, bispo), Juliano, Euno, Macário e Companheiros (mártires), Lucano de Lagny (mártir), Marcelo de Tangier (soldado romano, mártir), Máximo de Cumae (mártir), Saturnino de Cagliari (mártir), Serapião de Antioquia (bispo), Talaricano da Escócia (bispo), Teonesto de Altino (bispo, mártir), Zenóbio e Zenóbia (mártires).
Primeira leitura: Efésios 5, 21-33.
Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja. 
Salmo responsorial: 127, 1-5.
Felizes todos aqueles que respeitam o Senhor! 
Evangelho: Lucas 13, 18-21 .
A semente cresce e torna-se uma grande árvore.
Semear e amassar são duas atividades artesanais que acompanharam a humanidade desde os primórdios da história. Jesus retoma esses valores de vida campesina e os transporta ao campo religioso para nos ensinar como a menor semente de bondade, semeada e cultivada, pode produzir os frutos mais abundantes e os benefícios mais surpreendentes.
Os agricultores recolhiam as folhas de mostarda para a forragem dos animais e quando já seca ou queimada, era utilizada como parte do adubo da terra. O fato de que as aves migratórias encontram árvores para repousar, mostra a sabedoria de Deus nos exemplos da natureza.
O fermento foi introduzido nas culturas antigas para fazer render e facilitar a digestão da massa dos cereais, como o trigo e a aveia; desse modo se multiplicava a capacidade alimentar e nutritiva dos cereais. Do mesmo modo, o reino é apresentado como uma semente minúscula, plantada no jardim da criação, mas que, ao germinar, tem efeitos benéficos importantes.
O mesmo ocorre com o efeito multiplicador do bem que o Reino pode realizar. Ele age como fermento nas obras boas que a humanidade empreende.

Nenhum comentário:

Postar um comentário