Terça-feira, 16 de outubro de 2012
28ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Santa Hedviges, religiosa (Memória facultativa), Santa Margarida
Maria Alacoque, virgem (Memória facultativa), Albino de Quimper (bispo),
Ambrósio de Cahors (bispo), Anastácio de Cluny (monge), Balderico de Montfauçon
(abade), Balduíno de Laon (mártir), Bercário de Moûtier-en-Der (abade),
Bertrando de Comminges (bispo), Bolônia de Bolonha (virgem, mártir), Clara de
Kilkeary (virgem), Dulcídio de Agen (bispo), Eremberta de Wierre (abadessa),
Florentino de Trèves (bispo), Galo de Helpétie (abade), Geraldo Magela
(religioso redentorista), Lulo de Mainz (monge, bispo), Magnoboldo de Angers
(bispo), Martiniano, Saturiano (e seus dois irmãos) e Máxima (virgem) (mártires
da África), Momolino de Noyon (monge, bispo), Saturnino, Nereu e seus 365
Companheiros (mártires), Vital de Moirmoutier (eremita).
Primeira leitura: Gálatas 5, 1-6
Observar ou não a circuncisão não tem valor algum; o que vale é a fé agindo pela caridade.
Salmo responsorial: 118, 41.43-45.47-48
Senhor, que desça sobre mim a vossa graça!
Evangelho: Lucas 11, 37-41
Dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós.
Observar ou não a circuncisão não tem valor algum; o que vale é a fé agindo pela caridade.
Salmo responsorial: 118, 41.43-45.47-48
Senhor, que desça sobre mim a vossa graça!
Evangelho: Lucas 11, 37-41
Dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós.
A distinção entre pureza e impureza permitia diferenciar judeus
de gentios, justos de pecadores e bons e maus. Entretanto, essa distinção não
se inspirava em critérios éticos, mas em prescrições de pureza ritual e,
sobretudo, em costumes de higiene. Isso produzia um desequilíbrio entre as
exigências morais e costumes culturais, já que se dava mais valor a coisas
puramente funcionais, e se perdiam de vista as exigências sociais da Lei.
Jesus faz um chamado a seus opositores para que não convertam um
formalismo ritual em um critério para discriminar pessoas por sua condição
social, racial, cultural, econômica ou religiosa. De fato, as pessoas pobres
que trabalhavam no pastoreio ou na agricultura tinham pouca ou nenhuma
possibilidade de cumprir essas normas de higiene e, por essa mesma razão, eram
discriminadas da vida religiosa e comunitária.
Na atualidade enfrentamos problemas semelhantes, porque em nossa
cultura as diferenças de classe social, as carências econômicas e a diversidade
de raça são causas freqüentes de segregação e discriminação. Uma boa sugestão é
você ver a possibilidade de se comprometer com a sua comunidade cristã para
ajudar na construção de uma vida melhor.
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