.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sábado, 20 de outubro de 2012

O Filho do Homem veio para dar a sua vida como resgate para muitos. - Padre Antonio Queiroz




O Filho do Homem veio para dar a sua vida como resgate para muitos.
Este Evangelho tem três partes: 1) O desejo de poder por parte de Tiago e João. 2) A resposta de Jesus aos dois, referindo-se à sua paixão através das imagens do cálice e do batismo. 3) A instrução de Jesus a todos sobre a autoridade como serviço.
Tiago e João queriam tomar a dianteira sobre os outros Apóstolos, o que suscitou a indignação dos dez, devido à desleal competição. O pano de fundo é a esperança em um messianismo político, que era comum a todos os judeus.
Jesus se preocupa em doutrinar estes futuros guias do seu povo sobre a maneira como deverão desempenhar as suas funções e sobre o sentido correto do poder e da autoridade para todos.
Isto é uma inversão do conceito de autoridade que o povo tinha, e continua tendo hoje: ser autoridade é estar por cima.
É interessante a progressão nos dois sentidos contrários: quanto mais poder, mais abaixo dos outros: “Quem quiser ser grande, seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos”. No pensamento do mundo, ser escravo está abaixo de ser servo, assim como ser o primeiro está acima de ser grande. Para Jesus é o contrário: aquilo que é inferior segundo o mundo é superior, e é o melhor, segundo ele, e o que deve ser desejado por todos nós. O domínio, o autoritarismo e a ambição de poder não têm lugar na Comunidade cristã.
E Jesus lembra que os chefes das nações são preocupados em manter o seu poder estando por cima, dominando e até massacrando os outros. Até hoje, poucas pessoas entenderam e vivem esta mensagem de Jesus! É comum em nossas Comunidades a sede de poder como estar por cima.
“O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos”. Jesus não só ensina este paradoxal jeito de viver em sociedade, mas dá o exemplo com a sua própria pessoa. Isto mesmo sabendo que ele era o Senhor, e que o Pai tinha posto tudo nas suas mãos.
Na última ceia, Jesus exemplificou esta nova maneira de exercer a autoridade através do gesto de lavar os pés dos discípulos. E, para não haver dúvidas, disse: “Entendeis o que eu vos fiz? Vós me chamais de Mestre e Senhor; e dizeis bem, porque sou. Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo para que façais assim como eu fiz” (Jo 13,12-15). Isso é um apelo contundente a todos nós.
Imitando Jesus, esse tipo de amor levará ao ponto de dar a vida, se necessário for. Que nós, em nossas Comunidades cristãs, aprendamos essa lição do nosso Mestre.
As culturas pré-cristãs inclusive sacralizavam o poder, colocando a autoridade quase no lugar de Deus. Veja até que ponto chega o pecado humano! Mesmo entre nós, muitos identificam o triunfo da Igreja com o Reino de Deus.
A Comunidade cristã está a serviço do Reino de Deus no mundo. Ela não visa a própria glória e triunfo, mas o crescimento da fé, da justiça, do amor e da paz.
Certa vez, um professor de faculdade deu aos alunos de um curso noturno uma tarefa original: pediu que eles sorrissem para três pessoas, documentando as reações delas, e apresentassem na próxima aula.
Uma mulher casada, logo que chegou a sua casa, sorriu para o marido enquanto tomavam um chá. Ele também fez a mesma coisa.
No outro dia cedo, enquanto ela esperava o ônibus, viu que as pessoas se afastavam. Olhando de lado ela viu dois homens maltrapilhos com forte cheiro de quem não toma banho. As pessoas haviam se afastado deles. Em vez de se afastar, ela se aproximou dos dois e um deles, de olhos azuis, olhou para ela com os olhos cheios de luz, da Luz de Deus. Ela sorriu para eles afetuosamente e disse: “Bom dia!” Percebeu que um deles, que ficava atrás do colega, tinha as mãos trêmulas e sofria problemas mentais. A jovem mulher segurou suas lágrimas.
À tarde, ao voltar do serviço, ela contou para os dois filhos a experiência e sorriu para eles, que também sorriram para a sua mãe.
À noite, ao voltar para a faculdade, ela entregou o relato ao professor, o qual também sorriu e a parabenizou.
“Quem quiser ser grande, seja vosso servo; e quem quiser ser o primeiro, seja o escravo de todos”. Podemos servir as pessoas de muitas formas, a começar com o sorriso.
Maria Santíssima é chamada a mulher servidora. Ela sempre procurou servir e não dominar ninguém. Seguindo o exemplo do Filho, ela nos mostrou que o amor é mais forte que o domínio. Serva do Senhor, rogai por nós.
O Filho do Homem veio para dar a sua vida como resgate para muitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário