Segunda-feira, 3 de setembro de 2012
São Gregório Magno (Memória)
Outros Santos do Dia: Aigulfo de Lérins (abade, mártir), Ambrósio de Sens
(bispo), Aristeu e Antonino (mártires), Ansano de Milão (bispo), Basilissa de
Nicomédia (virgem, mártir), Cutburga de Wimborne (viúva, abadessa), Eufêmia,
Dorotéia, Tecla e Erasma (virgens, mártires de Aquiléia), Febe (mãe de família
e diaconisa, citada na Carta aos Romanos, 16, 1-2), Frugêncio de Fleury (monge,
mártir), Hereswitha de Chelles (princesa, viúva, monja), Mansueto de Toul
(bispo), Régulo de Rheims (monge, bispo), Sandálio de Córdova (mártir), William
de Bérgamo (ou da Brescia, bispo), Zeno e Cariton (mártires).
Primeira leitura: 1 Coríntios 2,1-5
Eu vos anuncio Jesus Cristo, e este, crucificado.
Salmo responsorial: 118, 97-102
Quanto eu amo, ó Senhor, a vossa lei!
Evangelho: Lucas 4, 16-30
Ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres. Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.
Eu vos anuncio Jesus Cristo, e este, crucificado.
Salmo responsorial: 118, 97-102
Quanto eu amo, ó Senhor, a vossa lei!
Evangelho: Lucas 4, 16-30
Ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres. Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.
A palavra “evangelho” significa boa nova e o evangelho que Jesus
comunica é uma Boa Nova dirigida às pessoas pobres, marginalizadas e oprimidas.
A intenção de Jesus é devolver essa palavra de consolo e esperança ao povo que
sofre, já que a função original da Escritura é a de animar a vida de fé da
pessoa simples. As palavras de Jesus, ainda que pertençam à essência da
mensagem profética, não são bem recebidas por preverem que se assuma uma missão
que se afasta da interpretação tradicional.
Em nossos dias, assistimos a um acontecimento semelhante, já que
o povo simples começou a ler diretamente a Sagrada Escritura. Isto levou a
recuperação de veneráveis tradições como a “lectio divina” (leitura orante da
Palavra) e a criar novos modos de aproximação, como a Leitura Comunitária e
Pastoral da Bíblia.
Nestes modos de leitura orante se recupera o essencial da
Escritura, que é ser boa nova para todos, particularmente para o povo pobre,
crente e simples. Estes modos também ajudam para que seja a mesma comunidade
cristã que assuma a missão de Jesus e se sinta ungida para comunicar o
evangelho a todos os excluídos e marginalizados.
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