.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

“NINGUÉM FAZ MILAGRES EM MEU NOME PARA DEPOIS FALAR MAL DE MIM”. – Olívia Coutinho


 

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dia 30 de Setembro de 2012

Evangelho de Mc 9,38-43.45.47-48

Numa sociedade onde impera o individualismo, e a competitividade, o povo vai se distanciando  cada vez mais do projeto de Deus, tornando  indiferente aos seus apelos.
Fomos criados  por amor e para o amor, por tanto,  era  sonho  de Deus que todos nós vivêssemos felizes numa só família, partilhando a vida, amando-nos mutuamente!  Mas  o mal,  encontrou brecha no coração  humano e ameaçou  destruir o sonho de  Deus!
O pecado nos desfigurou, quis mudar o rumo da nossa história.  Porém,  o amor do Pai é maior que tudo, Ele não desiste de sua criação, não esgota suas formas de nos trazer de volta ao seu coração, Ele condena o pecado, mas ama o pecador! E numa prova deste amor sem limites envia seu Filho ao mundo  para nos resgatar e nos recolocar no caminho da felicidade plena..
Jesus veio nos ensinar o caminho de volta ao coração misericordioso do Pai!  Para isto, Ele quis contar com  um pequeno grupo de pessoas, gente simples, que instruídos por Ele, daria  continuidade a sua missão aqui na terra, após  sua volta para o Pai, fazendo chegar a todos os povos a mensagem do evangelho.
O evangelho de hoje, nos apresenta uma série de ensinamentos, que foram   passados aos  discípulos, em diferentes circunstâncias.  São ensinamentos, que chegam até a nós, como um convite a abrirmos os olhos  e o coração, para fazermos o bem, e aceitar o bem  vindo de quem quer que seja.
A caminhada de Jesus para Jerusalém é sem dúvida, um grande ensinamento para todos nós, que queremos segui-Lo. Podemos perceber, através dos textos que a liturgia tem nos apresentando nestes últimos domingos, que em todo percurso desta caminhada, Jesus ia  pacientemente, orientando os seus discípulos,   despertando neles, uma nova   mentalidade a respeito dos verdadeiros valores.
Mesmo tendo deixado tudo para seguir Jesus, os discípulos ainda não haviam entrado na dinâmica do reino. Para eles, o seguimento a Jesus, traduzia numa  realização pessoal,  numa conquista de poder e de grandeza. Tomados por esta mentalidade  contrária aos valores do reino, os discípulos  sentiram-se   inquietos, enciumados ao constatar que havia outras pessoas, fora do seu grupo, realizando milagres  em nome de Jesus.  Ao tomar conhecimento de que eles haviam  proibido um homem de fazer o bem em seu nome, Jesus os repreende dizendo: “ Não o proibais, pois ninguém faz milagre em  meu nome  para depois falar mal de mim. Quem não é contra nós é a nosso favor”. Essas palavras de Jesus vêm nos ensinar, que nenhum de nós tem o direito de impedir alguém de fazer o bem!  
A prática do bem é sinal de amor ao próximo, ou seja, qualquer atitude que venha beneficiar alguém, partindo de quem quer que seja, deve ser acolhida com alegria  por todos nós!
Ainda no texto de hoje, Jesus apresenta aos discípulos algumas práticas que devem ser observadas também por nós, como a partilha, a tolerância, a caridade...
Jesus não quer que nenhum de nós seja escravizado pelas estruturas humanas, como a ambição, a inveja e o orgulho, por isto Ele nos  convoca a entrarmos  na dinâmica do reino, cortando pela raiz estes males que  brotam da própria natureza humana, quando corrompida por uma sociedade que só visa o ter, o poder e o prazer. Se não cortarmos de vez o mal que insiste em permanecer em nós, não daremos continuidade ao anúncio do evangelho, frustrando assim, mais uma vez, o sonho de Deus!

FIQUE NA PAZ DE JESUS! – Olívia   

Nenhum comentário:

Postar um comentário