.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

JESUS VÊ A "PESSOA" E NÃO O SEU PECADO! – Olívia Coutinho




Dia 21 de Setembro 2012

Evangelho Mt 9, 9-13


No mundo  onde impera o individualismo, são muitos os esquecidos, os que  estão  doentes da alma! Pessoas que só precisam sentir-se  amados, para mudar de vida.
E nós, muitas vezes, ao invés de ajudar estes nossos irmãos  reerguerem, contribuímos para que eles se afundem cada vez mais!
Todas as vezes que ignoramos as necessidades do outro, que destacamos somente o seu ponto fraco, desprezando alguma qualidade sua, é sinal de que ainda não aprendemos a olhar o irmão com o olhar misericordioso de Jesus!
Infelizmente, temos a tendência de julgar o outro, pela sua aparência, pelo tipo de trabalho que exerce, pelos lugares que freqüenta, com isso não enxergamos a pessoa  na sua essência!
Jesus, ao contrário de nós, enxerga a “pessoa”, não o seu defeito!  Para Ele, estar em pecado é estar doente e o que um  doente necessita, não é de um juiz, e sim, de um médico.  Uma vez curada a sua doença, a pessoa se torna  íntegra!
Todos nós podemos ser médicos da alma, pois o amor cura, o amor levanta quem está caído!
A salvação é dom de Deus, não é algo que  podemos exigir. Deus tem um projeto de vida plena oferecida gratuitamente a toda a humanidade.
Todos nós  somos chamados a fazer parte do Reino de Deus! Enganamos, quando pensamos que o convite seja feito só para os bons, os  que já estão no caminho certo. O  chamado de Jesus, é extensivo a todos, Ele não faz distinção de pessoas, tanto chama os bons, como os maus, o que vale  para Jesus é a resposta que se dá ao Seu chamado. No coração de quem  aceita o seu  chamado, já houve transformação,  pois, ninguém aceita o chamado de Jesus, sem estar disposto a mudar!
O evangelho de hoje, narra o encontro de Jesus  com Mateus, um cobrador de imposto, considerado pelos judeus como pecador: “Jesus viu um homem sentado  na coletoria de impostos, e disse-lhe:”Segue-me”! Jesus viu  o “homem”: Mateus, e não o seu pecado!
E Mateus por sua vez, ao ser convidado a deixar tudo para seguir Jesus, não hesitou em colocar em segundo plano, a sua vida pessoal, abandonando  todos os seus projetos, nos quais ele apostava nos bens matérias, bens, que sabemos que eram ilícitos.
A resposta decisiva e radical de Mateus deve ser também a nossa resposta ao chamado de Jesus! Não podemos hesitar, pedir tempo para responder a este chamado, como muitas vezes fazemos, por não conseguirmos libertar dos nossos apegos.
Os cobradores de impostos daquela época, sofriam todo tipo de exclusão, não eram aceitos  pelo povo, eram  considerados impuros, por este motivo, os fariseus se escandalizaram quando Jesus  chamou Mateus para segui-lo e mais ainda, quando Ele, vai à sua casa, e senta-se à mesa com ele.
Para Jesus, o que é decisivo, não é o cumprimento de leis, de regras e sim, o estar disposto a aceitar a sua proposta de salvação. E Mateus aceitou!
Todos nós  encantamos  com as palavras de Jesus, mas quando algum de seus ensinamentos toca em nossas feridas, exigindo  de nós alguma mudança de vida, às vezes, procuramos um jeito de distorcer  as suas palavras, dizendo que não é bem assim que Jesus quis nos dizer...  Ou seja, analisamos as suas palavras, sempre ao nosso favor.
Quantas vezes nos propomos a seguir  Jesus, mas queremos seguir um Jesus bonzinho, que não exige nada de nós,  que pensa como nós, que atenda todos as  nossas reivindicações e quando  percebemos  que o  seguimento a Jesus, inclui a cruz, implica em mudança de vida, em renuncias, desapegos, aí as coisas mudam, procuramos  mil desculpas  para adiar a nossa adesão  a Ele. 
 Jesus tem várias formas de nos chamar a fazer parte do Reino Deus, e nós, temos uma só forma de responder ao seu chamado: “eis me aqui Senhor”!  

FIQUE NA PAZ DE JESUS!- Olívia

Nenhum comentário:

Postar um comentário