.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

--Qual é o maior e o melhor entre nós? José Salviano





XXV DOMINGO DO TEMPO COMUM
Dia 23 de Setembro

Prezados irmãos. A nossa prática religiosa não deve ser um trampolim para o nosso prestígio pessoal,  mais sim, uma prova do nosso compromisso com a construção do Reino de Deus.
Em uma certa cidade, um cidadão descendente de um político conhecido, começou a se infiltrar na comunidade religiosa, participando visualmente na festa de Cristo Rei, nas atividades da Semana Santa, e também nas festas de formaturas dos colégios católicos. Sempre com um largo sorriso, apertando as mãos de quantos podia,  e bem disponível e amigável para com todos. Porém, o seu recolhimento espiritual, deixava muito a desejar. Muitos cristãos ficaram intrigados, perguntando o por que de tão repentina “conversão”.
Dois anos depois, foi que descobrimos qual era o objetivo daquele cidadão. Ele se lançou candidato a prefeito. Percebeu? Primeiro ele preparou a cama para depois deitar-se nela. Assim, depois de ter se mostrado um rapaz “muito religioso” aos olhos de muitos, ele acreditou que meio caminho já estaria andado para a sua campanha, a qual começara bem antes.
Vemos também que muitos pastores  candidatam-se a cargos políticos em várias escalas, e muitos até ganham.
Os discípulos estavam discutindo entre si, quem era o mais importante entre eles. E hoje? Quem é o profissional mais importante na nossa cidade? Qual o agente de pastoral mais importante da nossa paróquia? Qual o catequista mais sábio e santo? Qual o leitor que lê melhor?
Veja. Os dons ou os talentos dados por Deus a nós, não são iguais. Uns cantam muito bem, outros têm o dom da palavra, outros têm o dom de liderança... Assim são as diferenças individuais.  Somos iguais porém diferentes. O pecado reside no fato de  nos aproveitarmos dos nossos talentos para nos julgar mais importantes que os demais, e para nos projetar social, política e  economicamente, enquanto somos agentes de pastoral, ou ministros a serviço do Reino de Deus.  Não podemos nem devemos misturar as coisas. Ou você é cristão ou é político. As duas coisas não combinam.  Se Deus me deu o dom de ter uma voz linda, maravilha. Devo agradecer diariamente a Deus por tamanha graça. Porém, devo fazer uso desse talento com humildade diante da comunidade, e de preferência, usar a minha voz para glorificar o Senhor, e não somente para ganhar dinheiro.
Quem é o maior? Quem é o mais importante? A resposta de Jesus é inesperada aos discípulos, e bate de frente com os valores da sociedade atual. O maior não é o mais rico, nem o mais bonito, ou bonita, nem muito menos o que tem um vozeirão... Mais sim, o maior entre os cristãos, é aquele que for humilde, o mais justo, aquele que se presta a servir a todos, aquele que não se coloca em uma posição de comando, com ar de superioridade, de arrogância ou de autopromoção, etc.
Quer ser um político, um candidato? Mãos a obra. Vai lá. Mais não se aproveita da Igreja Católica para ficar conhecido, para se projetar  em benefício próprio,  para a sua campanha eleitoral!
   Por outro lado, lendo a carta de Tiago,  aprendemos que não devemos ter inveja da riqueza ou das qualidades dos nossos irmãos. Pois essa inveja nos faz muito mal. As guerras e todos os conflitos são gerados pelo ciúmes, pela inveja, pela ganância de querer tirar o que é dos outros para nós. Por que não nos contentamos com o que Deus nos deu? Por que temos de desejar o que não é nosso ao ponto de tirar do irmão os seus pertences muitas vezes com violência?
Meu irmão. Você é paulista, então não se julgue superior aos nordestinos. Eles também são filhos amados por Deus! Você é rico, não pense que os pobres são uns coitadinhos que não servem para nada! Eles são criaturas muito amadas de Deus! Você é professor? Não olhe para os seus alunos com ar de superioridade, julgando-se melhor do que eles. Pense que você é apenas aquele que estudou que leu antes deles. Mulher bonita! Não despreze as feias, mais sim seja-lhes simpática,  fraterna e agradeça a Deus pela sua beleza.  Você  é jovem e forte? Não faça chacota dos velhos e fracos, mais sim ajude-os com os seus pesos e dificuldades. Você é catequista ou mesmo sacerdote? Não se julgue mais santo que ninguém, não pense que você já está salvo. Cuidado! Cuide de sua conversão diariamente com muita humildade.
Faça tudo como Jesus faria se fosse você!
José Salviano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário