.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

domingo, 9 de setembro de 2012

Bem-aventurados vós, os pobres... -- Missionários Claretianos




Missionários Claretianos


Quarta-feira, 12 de setembro de 2012
23ª Semana do Tempo Comum
Santos do Dia: Santíssimo Nome de Maria (Memória facultativa), Albeu de Emly (bispo), Autônomo da Bitínia (bispo, mártir), Curonoto de Icônio (bispo, mártir), Eanswida de Folkestone (abadessa), Guido de Anderlecht (leigo, sacristão), Hieronides, Leôncio e Companheiros (mártires de Alexandria, no Egito), Macedônio, Teódulo e Taciano (mártires de Mera, na Frígia), Sacerdote de Lião (bispo), Silvino de Verona (bispo)
Primeira leitura: 1Coríntios 7, 25-31
Estás ligado a uma mulher? Não procures desligar-te. Não estás ligado a nenhuma mulher? Não procures ligar-te. 
Salmo responsorial: 44, 11-12.14-17
Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto! 
Evangelho: Lucas 6, 20-26
Bem-aventurados vós, os pobres. Mas ai de vós, os ricos.
As bem-aventuranças se contrapõem às más-aventuranças. Ambas caminham juntas. Jesus destacou os valores da vida do campo ao escolher seus seguidores entre as pessoas simples: a pobreza vivida no trabalho e honestidade e a busca incessante de um equilíbrio social que permita remediar a fome e o sofrimento. Essa forma de vida é uma benção se opõe ao perigo da opulência e do desperdício.
As mal-aventuranças ameaçam a estabilidade social do nosso tempo, possuem alcances cósmicos, colocam em perigo a sobrevivência da espécie humana. Porém, a proposta de Jesus, apesar de sua simplicidade, tem implicações enormes e, poucas pessoas a compreendem e estão dispostas a assumi-las. Entretanto, o novo horizonte que abre esse ensinamento nos permite olhar a realidade sob uma nova perspectiva e, sobretudo, perceber que o ensinamento de Jesus nos dá o poder de salvar as pessoas e a vida humana.
Nossa tarefa é, então, colocarmo-nos a caminho para a benção ou bem-aventurança e, ao mesmo tempo, saber que como seguidores de Jesus vivemos o momento presente com uma perspectiva de futuro e em constante tensão com quem favorece o consumismo, o desperdício e a exploração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário