.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

-Finados - Aqueles que são fiéis a Deus, estão preparados para serem finados - José Salviano


Finados - Solenidade

2 de Novembro de 2012 

Evangelho - Mt 5,1-12a


Bem-aventurados os puros de coração.

Introdução

Aqueles que são fiéis a Deus, estão preparados para serem finados.

            Prezados irmãos e irmãs. Hoje a Igreja relembra o dia de Finados, e nos convida a refletir sobre o dia da nossa morte.
         Quando vamos fazer uma viagem, preparamo-nos antecipadamente, meses antes compramos a passagem, ou preparamos o carro. Bem antes também fazemos a reserva no hotel, e mais próximo do dia preparamos as malas, colocando nelas além da roupa, tudo o que vamos precisar...
         Meu irmão, minha irmã. Se fosse hoje o dia da sua viagem rumo ao céu, você estaria preparado(a)? Lembremos que Jesus mais de uma vez recomendou que estivéssemos preparados pois não sabemos o dia nem a hora.  E o mundo?  Todos estão preparados? Na verdade, por mais santos que sejamos, nunca estaremos preparados de verdade.  O certo é dizer que estamos menos indignos de merecer partir para a vida eterna. Pois sabemos que seremos salvos pela graça de Deus, porém não vamos nos acomodar por causa disso, e façamos a nossa parte, o melhor que pudermos.
         Jesus disse que bem-aventurados são os puros de coração.  Ou seja, aqueles de mentes puras, de consciência limpa igual a de uma criança...  Jesus sabia muito bem que os pensamentos acontecem na mente, e que a função principal do coração é bombear o sangue. Mais como o povo pensava o contrário, Jesus respeitava a cultura local e por isso usou a expressão “puros de coração”,  para que todos entendessem a sua mensagem de paz e salvação eterna.
 O caráter é a parte da personalidade envolvendo valores morais. Portanto, é na nossa mente, especialmente no caráter, que acontecem os maus pensamentos, as más intenções, assassinatos, adultérios, prostituições, roubos, falsos testemunhos e difamações"
Com o objetivo de destruir a família, e corromper a sociedade, o mundo de hoje espalha por toda a mídia uma farta pornografia que inunda os nossos olhos, e nos estimula a agir em desacordo com a nossa fé.  Pois se trata de uma total falta de pudor tão necessário a pureza de coração, ou melhor, da mente. Sabemos que a pureza exige o pudor. Porque é uma parte integrante da nossa espiritualidade. O pudor preserva a intimidade da pessoa. O pudor consiste na recusa de mostrar aquilo que deve ficar escondido.  E o que estamos vendo por todo lado inclusive na mídia? É exatamente o contrário! Tudo está sendo mostrado, desvalorizando a mulher, corpos desnudos que estimulam o uso desenfreado da sensualidade, como o diabo gosta! Está tudo liberado: Nudez, drogas, sexo, armas... é o neo-liberalismo que fez isso!  Nos tempos da ditadura reclamávamos da falta de liberdade. Agora chamamos isso que está aí de liberdade, mais na verdade trata-se de pura  permissividade dos costumes que se apóia numa concepção errônea do verdadeiro conceito de liberdade humana.
Devemos exigir das autoridades e dos responsáveis pela educação que dêem à juventude um ensino que respeite os valores morais, um ensino respeitoso da verdade, da dignidade da pessoa humana, especialmente da mulher, a qual está sendo transformada em objeto de prazer sem o devido  respeito, sem nenhum compromisso, e sem  responsabilidade, acrescido de muita violência.
 A luta contra a concupiscência da carne depende da purificação do coração, ou seja, da mente,  e da prática da temperança.
A pureza do “coração” li­berta a pessoa do erotismo tão difuso e afasta-nos  das diversões de risco tão freqüentada pelos nossos jovens.  Jesus prometeu  aos "puros de coração” que eles verão a Deus face a face. Mais para isso, temos de ver o mundo e os nossos irmãos, segundo Deus, agindo como Jesus agiria em iguais situações da nossa vida diariamente.
E ver o mundo com os olhos de Deus ou segundo Deus, é receber o irmão, a irmã, como um "próximo";  Ver o mundo segundo Deus permite-nos perceber o corpo humano,ou melhor, o nosso corpo e o do próximo(a), como um templo do Espírito Santo, uma manifestação da beleza divina.
Na nossa bagagem para a viagem que fatalmente nos espera, devemos colocar a nossa fé acompanhada de nossas boas obras, as quais tiveram início em nossas mentes purificadas.
        Na nossa bagagem é bom que coloquemos uma farta e completa experiência de pureza e de pudor. “Pois o pudor protege o mistério das pessoas e de seu amor. Convida à paciência e à moderação na relação amorosa; pede que sejam cumpridas as condições da doação e do compromisso definitivo do homem e da mulher entre si. O pudor é modéstia. Inspira o modo de vestir. Mantém o silêncio ou certa reserva quando se entrevê o risco de uma curiosidade indevida.” (Catecismo).

Prezados irmãos. Que Jesus nos ajude a sermos puros, e, portanto, preparados para quando chegar a nossa hora de partirmos. Que Jesus nos dê força para sermos fiéis e assim estaremos preparados para o fim da nossa existência, preparados para sermos finados.    Amém!


José Salviano

Nenhum comentário:

Postar um comentário