.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

terça-feira, 21 de abril de 2020

"VÓS DEVEIS NASCER DO ALTO." Olivia Coutinho

REFLEXÃO DO EVANGELHO DO DIA - 21/04/20 - Jo,3,7b-15


Em Jesus, está a grande novidade de Deus para a humanidade: a vida nova que brota da cruz!
Jesus é a única ligação entre o céu e a terra, a prova concreta da imensidão do amor de Deus por cada um de nós! Nele, tornou possível o ser humano conhecer a face humana do Pai! Jesus é o próprio Deus, que se humanizou para nos tornar mais humanos! Na humanidade de Jesus é revelada a sua Divindade: de tão humano, o povo logo concluiu: “Ele só pode ser Divino!”
O evangelho que a liturgia de hoje nos convida a refletir, fala-nos de um diálogo entre Jesus e Nicodemos. Nicodemos era um judeu influente que fazia parte do grupo dos fariseus adversários de Jesus. Ao contrário dos fariseus, ele sentia-se atraído pelas palavras de Jesus, mas por medo, não assumia abertamente esta admiração por Ele, ficando somente nos encontros às escondidas.
Nicodemos  gostava de ouvir Jesus, mas estava longe de entender as suas palavras, afinal, as palavras de Jesus, não entram no coração de quem não se define, de quem não faz uma adesão radical por Ele.
O medo que aprisionou Nicodemos, que o impediu de aderir-se a vida nova proposta por Jesus, também pode nos aprisionar quando não abrirmos à ação Espírito Santo. 
Jesus fala a Nicodemos sobre a necessidade de nascer do alto, apontando para ele a ação do Espírito Santo como o dinamismo deste nascimento. É o Espírito Santo que nos leva a assumir um projeto de vida centrado unicamente na vontade de Deus. Ao falar com Nicodemos, da necessidade de nascer do alto, Jesus nos faz um apelo à conversão, comparando a força e a liberdade de ação, de quem é movido pelo Espírito Santo, com o sopro incontrolável do vento. Assim como não se pode segurar e nem exercer o controle sobre o vento, também não se consegue deter, quem se deixa conduzir pelo o Espírito Santo!
No texto, Jesus fala também do desfecho de sua trajetória terrena: “É preciso que o Filho do homem seja levantado”... Com essas palavras Jesus preanunciam a sua morte de cruz, Ele seria levantado na cruz pelos seus adversários, ou seja, pelos o adversários do projeto de Deus.
É impregnados no Cristo Ressuscitado, que nascemos do alto, que tornamos luz no mundo, uma luz peregrina, a tirar das trevas àqueles que encontramos às margens do caminho, os muitos irmãos excluidos que ainda não conheceram a Luz! 
Em muitas situações, ser luz, pode implicar em grandes riscos para nós, porém, o maior de todos os riscos que corremos, é o de não aceitar o desafio de ser luz, o que pode nos condenar à pior de todas as trevas: ficar longe de Jesus!
Ao contrário de Nicodemos, não  tenhamos medo de declarar a nossa adesão a Jesus, de nos encontrar com Ele, às claras...  
 FIQUE NA PAZ DE JESUS! - Olívia Coutinho
Venha fazer parte do meu grupo de reflexão no Facebook:Refletindo o Evangelho

Um comentário:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir