.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 16 de abril de 2020

O Espírito Santo é o doador da paz de Cristo-Helena Serpa


19 DE ABRIL DE 2020

SEGUNDO DOMINGO DA PÁSCOA

Cor Branco

1ª. Leitura


Leitura dos Atos dos Apóstolos 2,42-47
Os que haviam se convertido 42eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna na fração do pão e nas orações. 43E todos estavam cheios de temor por causa dos numerosos prodígios e sinais que os apóstolos realizavam.
44Todos os que abraçavam a fé viviam unidos e colocavam tudo em comum; 45vendiam suas propriedades e seus bens e repartiam o dinheiro entre todos, conforme a necessidade de cada um.
46Diariamente, todos freqüentavam o Templo, partiam o pão pelas casas e, unidos, tomavam a refeição com alegria e simplicidade de coração. 47Louvavam a Deus e eram estimados por todo o povo. E, cada dia, o Senhor acrescentava ao seu número mais pessoas que seriam salvas. Palavra do Senhor.

Reflexão – “unidade e a partilha são consequências da conversão”
A unidade e a partilha são a maior prova de uma conversão verdadeira, depois que temos uma experiência com o Cristo ressuscitado e abraçamos a Fé. São sinais evidentes de que vivemos realmente os Seus ensinamentos. “Todos os que abraçavam a fé vivam unidos e colocavam tudo em comum”. Os primeiros cristãos nos deram exemplo claro de como devemos viver essa unidade não somente na oração e no louvor, mas na convivência do dia a dia, na fraternidade e justiça. A Fé em Jesus Cristo é o  que nos faz confiar na providência de Deus Pai e ter consciência de  que nada no mundo pertence somente a nós. Tudo que possuímos é dádiva do céu, por isso, a partilha e a solidariedade devem se manifestar nas nossas ações do dia a dia, nos nossos relacionamentos e até nos nossos negócios. Todos nós necessitamos aprender a compartilhar com os que carecem, mas também, saber receber de bom grado quando necessitamos. A união traz a alegria e torna a nossa vida mais simples, mais fraterna e, portanto, mais justa.  Nós que frequentamos o templo, precisamos também aprender a partir o pão do acolhimento, da dependência recíproca, da escuta ao irmão, do consolo, da amizade. Assim fazendo o nosso louvor a Deus terá mais sentido e poderemos ser chamados   de verdadeiros cristãos. – Você já abraçou a fé? – Qual é o sinal que você dá ao mundo de que Cristo é o seu Senhor? – Você costuma partilhar a sua vida com as outras pessoas? – Você sabe receber ajuda dos outros?

 

Salmo  117,2-4.13-15.22-24 (R.1)

R. Dai graças ao Senhor, porque Ele é bom;
eterna é a sua misericórdia!

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

2
A casa de Israel agora o diga:*
'Eterna é a sua misericórdia!'
3A casa de Aarão agora o diga:*
'Eterna é a sua misericórdia!'
4Os que temem o Senhor agora o digam:*
'Eterna é a sua misericórdia!'R.

13Empurraram-me, tentando derrubar-me,*
mas veio o Senhor em meu socorro.
14O Senhor é minha força e o meu canto,*
e tornou-se para mim o Salvador.
15'Clamores de alegria e de vitória*
ressoem pelas tendas dos fiéis. R.

22'A pedra que os pedreiros rejeitaram,
tornou-se agora a pedra angular.
23Pelo Senhor é que foi feito tudo isso:
Que maravilhas ele fez a nossos olhos!
24Este é o dia que o Senhor fez para nós,
alegremo-nos e nele exultemos!R.

 

Reflexão  - A misericórdia do Senhor é a graça maior que nós podemos desfrutar durante a nossa vida. Apesar dos homens O terem rejeitado, Jesus se entregou por nós e alcançou para nós a justiça de Deus. Jesus é a pedra que os construtores rejeitaram, mas para os que creem Nele é a pedra central do edifício do reino de Deus. Todos os dias nós podemos afirmar que “este é o dia que o Senhor fez para nós” e abraçarmos a prosperidade e a paz que vem ao nosso coração.

2ª. Leitura – I Pd 1, 3-9


Leitura da Primeira Carta de São Pedro 1,3-9
3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Em sua grande misericórdia, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, ele nos fez nascer de novo, para uma esperança viva,
4para uma herança incorruptível, que não se mancha nem murcha,
e que é reservada para vós nos céus. 5Graças à fé, e pelo poder de Deus, vós fostes guardados para a salvação que deve manifestar-se nos últimos tempos. 6Isto é motivo de alegria para vós, embora seja necessário que agora fiqueis por algum tempo aflitos, por causa de várias provações. 7Deste modo, a vossa fé será provada como sendo verdadeira - mais preciosa que o ouro perecível, que é provado no fogo - e alcançará louvor, honra e glória no dia da manifestação de Jesus Cristo. 8Sem ter visto o Senhor, vós o amais. Sem o ver ainda, nele acreditais. Isso será para vós fonte de alegria indizível e gloriosa, 9pois obtereis aquilo em que acreditais: a vossa salvação. Palavra do Senhor.

Reflexão – “esperança nas promessas do Senhor”
A ressurreição de Jesus Cristo nos fez nascer de novo para uma esperança viva e receber uma herança que não se corrompe, pois é a vida eterna no Amor de Deus. Por isso São Pedro abre a nossa inteligência e nos dá plena consciência da grande alegria que nos foi oferecida mediante a ressurreição de Jesus. Na carta ele nos confidencia que fomos guardados para a “salvação que deve manifestar-se nos últimos tempos”, isto é, depois que tivermos passado pelas provações naturais da nossa vida.  Apesar das dificuldades que ainda enfrentaremos no nosso caminhar aqui na terra o nosso coração deve permanecer alegre, na esperança das promessas do Senhor. Do mesmo modo que o ouro é provado pelo fogo as nossas tribulações também servem para provar a qualidade da nossa fé em Jesus Cristo. No final de tudo sairemos mais valiosos, mais exercitados e, portanto, mais belos para manifestar ao mundo a glória de Deus. Sem contemplar Jesus face a face, mesmo ainda na nossa carne, nós acreditamos, por isso, o dia da nossa salvação é certo como a aurora que desponta a cada novo dia. Receberemos a recompensa prometida àqueles que mantêm viva a Fé em Jesus Cristo! – Você tem cultivado a esperança no seu coração? – Em que você tem fundamentado os seus planos? – As dificuldades da sua vida têm feito você crescer? – Você tem medo de sofrer? – Você tem fé em Nosso Senhor Jesus Cristo? – Você crê que Deus O ressuscitou dentre os mortos?

Evangelho – Jo 20, 19-31

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 20,19-31
19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e pondo-se no meio deles,
disse: 'A paz esteja convosco'. 20Depois destas palavras,
mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram
por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: 'A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio'. 22E depois de ter dito isto, soprou sobre eles e disse: 'Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos'.
24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: 'Vimos o Senhor!'. Mas Tomé disse-lhes: 'Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei'.
26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: 'A paz esteja convosco'. 27Depois disse a Tomé: 'Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel'. 28Tomé respondeu: 'Meu Senhor e meu Deus!' 29Jesus lhe disse: 'Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!' 30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que
Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome. Palavra da Salvação.

Reflexão – “O Espírito Santo é o doador da paz de Cristo”
Jesus veio nos trazer a paz do Espírito Santo, por esta razão a primeira mensagem que Ele deu aos Seus discípulos quando lhes apareceu depois de ressuscitado foi: “A paz esteja convosco”! “Recebei o Espírito Santo”!  A paz de Jesus nos vem por meio do Espírito Santo.  O sopro do Espírito Santo de Jesus em nós nos traz a paz e nos faz levar a paz ao mundo, assim como também nos motiva a oferecer o perdão e a misericórdia de Deus aos nossos irmãos.  O Espírito Santo é o doador da paz!  A paz da nossa consciência é oriunda da justiça de Deus que consiste no Seu perdão e na Sua misericórdia. Neste Evangelho Jesus deu uma ordem para os Seus Apóstolos, quando disse: “A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”.  Esta ordem todos nós também deveremos acolher e praticar aplicando na nossa vida quando perdoamos e nos deixamos perdoar a fim de que tenha repercussão no céu.  Se, perdoarmos, seremos perdoados e teremos paz. Jesus nos conscientiza de que o  perdão deve ser ministrado por nós mesmos. Com efeito, diante de Deus, se não perdoarmos aos nossos irmãos, os seus pecados serão retidos pela nossa falta de perdão. O nosso perdão libera o perdão de Deus para os nossos irmãos.  Do contrário, nós também, não teremos o perdão dos nossos pecados por parte dos nossos irmãos diante do Pai.  É o Espírito Santo também quem nos leva a crer no Cristo Ressuscitado, mesmo sem precisar colocar o dedo nas marcas dos pregos de Jesus como fez Tomé. Colocar as mãos nas chagas de Jesus para nós, muitas vezes é viver o sofrimento e experimentar a dor. “Felizes os que creram sem terem visto!” Felizes, portanto, são os que sem experimentar a dor confiam que Jesus está vivo. Não percamos tempo: o Espírito Santo já foi soprado e está dentro de nós. Portanto, proclamemos com convicção: “Meu Senhor e meu Deus!” – Você tem consciência de que o Espírito Santo habita no seu coração? – O que tem lhe traz a paz? – Você já aprendeu a dar e receber perdão das pessoas? – Você encontrou Jesus no amor ou na dor? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário