.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

O reino de Deus é Jesus que está no meio de nós-Helena Serpa





30 DE ABRIL DE 2020

QUINTA – FEIRA DA III SEMANA

DA PÁSCOA

Cor Branco

1ª. Leitura – At 8, 26-40

 

Leitura dos Atos dos Apóstolos 8,26-40
Naqueles dias: 26Um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo:
'Prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de Jerusalém a Gaza. O caminho é deserto'. Filipe levantou-se e foi.
27Nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de Candace, rainha da Etiópia e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a Jerusalém. 28Ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta Isaías. 29Então o Espírito disse a Filipe: 'Aproxima-te desse carro e acompanha-o'. 30Filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta Isaías e perguntou: 'Tu compreendes o que estás lendo?' 31O eunuco respondeu: 'Como posso, se ninguém mo explica?' Então convidou Filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32A passagem da Escritura que o eunuco estava lendo era esta: 'Ele foi levado como ovelha ao matadouro;
e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 33Eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? Pois sua vida foi arrancada da terra'. 34E o eunuco disse a Filipe: 'Peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. Ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?' 35Então Filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da Escritura, anunciou Jesus ao eunuco. 36Eles prosseguiram o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. Então o eunuco disse a Filipe: 'Aqui temos água. O que impede que eu seja batizado?' 38O eunuco mandou parar o carro. Os dois desceram para a água e Filipe batizou o eunuco.
39Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe.
O eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40Filipe foi parar em Azoto. E, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia.
Palavra do Senhor.

Reflexão - “anuncio de salvação”!
Os discípulos de Jesus estavam atentos às orientações que Ele lhes dava por meio dos anjos, Seus mensageiros, Assim foi que Filipe desceu de Jerusalém a Gaza e partiu para a missão.  No meio do deserto encontrou o etíope, ministro de uma rainha, considerado uma alta autoridade na sua terra. Inspirado pelo Espírito Santo e partindo do Livro do Profeta Isaias Felipe evangelizou o “eunuco etíope”, anunciando a salvação em Jesus Cristo.  Jesus é, portanto, a matéria prima do nosso anúncio.   Evangelizar é anunciar a experiência de Jesus Cristo na nossa vida testemunhando a Palavra de Deus falando de nós mesmos (as), de como nos sentimos, de como estamos transformados (as) e porque somos alegres. Assim como Felipe foi convocado pelo anjo do Senhor a ir para o sul, somos também convocados (as) a sair da nossa tranquilidade, do conforto da nossa casa para exercer esta ou aquela missão, segundo a vontade daquele que nos envia.  O Senhor também nos recomenda: “Prepara-te e vai, mas o caminho é deserto! ”  Deserto é lugar de penúria, dificuldade, sequidão, é sinal de travessia longa e de problema, por isso o Senhor quer nos preparar adequadamente. A nossa preparação, no entanto, é diferente de quando saímos de casa para passear, viajar, ela se dá na medida do nosso conhecimento de Jesus e da nossa experiência com a Sua salvação.   Os “ministros e administradores do tesouro do mundo” não estão no templo, eles estão no mundo por onde andamos, em ambientes hostis e na completa ignorância das coisas de Deus. Por isso, precisamos estar preparados e vivenciando a verdade para poder testemunhá-la. Sempre iremos encontrar alguém que busca a Jesus e não O encontra porque também não compreende o que lê sobre Ele.      “Aqui temos água. O que impede de que eu seja batizado”, falou o eunuco, mostrando para nós que o que faz o Espírito agir é a abertura do nosso coração e o nosso querer. Em qualquer situação e em todas as circunstâncias somos chamados (as) a também, como Filipe a renovar o Batismo do Espírito Santo para aqueles (as) que têm fome e sede de Deus.   - O que você faz quando encontra pessoas que não entendem nada de Deus? – Você também consegue esclarecer as dúvidas?
- O seu comportamento quando está fora da Igreja, da Comunidade e do Grupo de Oração é coerente? – Você já experimentou orar por alguém de fora e pedir ajuda ao Espírito Santo?

Salmo 65, 8-9. 16-17. 20 (R. 1)
R. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira.
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

8Nações, glorificai ao nosso Deus, *
anunciai em alta voz o seu louvor!
9É ele quem dá vida à nossa vida, *
e não permite que vacilem nossos pés. R.

16Todos vós que a Deus temeis, vinde escutar: *
vou contar-vos todo bem que ele me fez!
17Quando a ele o meu grito se elevou, *
já havia gratidão em minha boca!R.

20Bendito seja o Senhor Deus que me escutou,
não rejeitou minha oração e meu clamor, *
nem afastou longe de mim o seu amor!R.

Reflexão - É o Senhor quem dá vida à nossa vida, diz o salmista. Você já pensou nisso? A nossa vida só tem sentido se for vivida em Deus. O Senhor nos escuta quando nós elevamos para Ele a nossa voz e o nosso clamor. Ele não nos deixa a ver navios quando imploramos a Sua assistência. Por isso, podemos dizer também com o salmista: “Bendito seja o Senhor Deus que me escuta e não rejeita a minha oração e o meu clamor!”

Evangelho – Jo 6, 44-51

 

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 6,44-51
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o atrai. E eu o ressuscitarei no último dia. 45Está escrito nos Profetas: `Todos serão discípulos de Deus.' Ora, todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído,
vem a mim. 46Não que alguém já tenha visto o Pai. Só aquele que vem de junto de Deus viu o Pai. 47Em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. 48Eu sou o pão da vida.
49Os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50Eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo'. Palavra da Salvação.

Reflexão – “o reino de Deus é Jesus que está no meio de nós”
Deus é o nosso Criador e Pai eterno e é Ele quem atrai os Seus filhos para Jesus, que é a Salvação. Todos aqueles que vão a Jesus são atraídos pelo Pai, por isso Ele não quer perder nenhum de nós e nos ensina o caminho para Jesus. O próprio Jesus nos afirma: “Todos serão discípulos de Deus, por isso, aquele que foi instruído pelo Pai vem a mim”. Sem perceber todos nós somos atraídos pelo Pai para Jesus que nos alimenta com o Seu Corpo e nos garante a vida eterna, pela fé. A fé em Jesus Cristo é quem nos garante a vida eterna a qual já começamos a vivê-la aqui, agora, porque cremos que Jesus está em nós e manifesta em nós este clima de eternidade. Eternidade é a vivência do Amor de Deus que opera em nós através de Jesus, o pão vivo que vem do céu pelo poder do Espírito Santo. “Eu sou o pão da vida”! O pão que nós tocamos, vemos e vivemos é a Palavra de Deus, é a Eucaristia. Jesus nos fala que todo aquele que escutou o Pai e por ele foi instruído, se aproxima dele. Portanto, se você escuta a Palavra de Deus, se você procura aprofundar-se nos mistérios sagrados, encontrará, com certeza, a Jesus Cristo pão da vida, pois a Palavra é o pão que alimenta a nossa alma e nos ensina o caminho para a vida eterna.  O reino de Deus é Jesus e Ele está no meio de nós, portanto, não esperemos por um tempo que virá. Jesus se oferece como alimento, hoje, que é o momento mais importante da nossa vida.    – Você tem consciência de que Jesus Cristo está vivo para dar lhe dar uma nova vida, hoje? – Você já se apoderou da vida nova que Jesus conquistou para si? –  Você já se apoderou do reino dos céus?

2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento30 de abril de 2020 às 06:12

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir