.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

segunda-feira, 20 de abril de 2020

Realmente, o Senhor ressuscitou!-Helena Serpa


26 DE ABRIL DE 2020

TERCEIRO DOMINGO DA PÁSCOA

Cor Branco

1ª. Leitura – At 2, 14.22-33


Leitura dos Atos dos Apóstolos 2,14.22-33
No dia de Pentecostes, 14Pedro de pé, junto com os onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão: 22'Homens de Israel, escutai estas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem aprovado por Deus, junto de vós, pelos milagres, prodígios e sinais que Deus realizou, por meio dele, entre vós. Tudo isto vós bem o sabeis.
23Deus, em seu desígnio e previsão, determinou que Jesus fosse entregue pelas mãos dos ímpios, e vós o matastes, pregando-o numa cruz. 24Mas Deus ressuscitou a Jesus, libertando-o das angústias da morte, porque não era possível que ela o dominasse.
25Pois Davi dele diz: Eu via sempre o Senhor diante de mim, pois está à minha direita para eu não vacilar. 26Alegrou-se por isso meu coração e exultou minha língua e até minha carne repousará na esperança. 27Porque não deixarás minha alma na região dos mortos nem permitirás que teu Santo experimente corrupção.
28Deste-me a conhecer os caminhos da vida e a tua presença me encherá de alegria. 29Irmãos, seja-me permitido dizer com franqueza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado e seu
sepulcro está entre nós até hoje. 30Mas, sendo profeta, sabia que Deus lhe jurara solenemente que um de seus descendentes
ocuparia o trono. 31É, portanto, a ressurreição de Cristo que previu e anunciou com as palavras: Ele não foi abandonado na região dos mortos e sua carne não conheceu a corrupção.
32Com efeito, Deus ressuscitou este mesmo Jesus e disto todos nós somos testemunhas. 33E agora, exaltado pela direita de Deus,
Jesus recebeu o Espírito Santo que fora prometido pelo Pai, e o derramou, como estais vendo e ouvindo. Palavra do Senhor.

 

 Reflexão – “Jesus Cristo é o Senhor da nossa morte e da nossa vida”
Discorrendo sobre o que já prediziam os profetas e os salmos, Pedro tentava elucidar os mistérios da redenção mostrando aos judeus a legitimidade da Palavra que se atualizava em Jesus Cristo. No entanto, apesar de conhecerem as Escrituras eles não tinham consciência do que poderia significar o que já estava escrito e não percebiam que a mensagem central da Sagrada Escritura é, sem dúvida, a Ressurreição de Jesus Cristo. Nela se manifesta o poder que Deus tem sobre o pecado e a morte. Por isso, os onze apóstolos que tiveram a experiência com o Cristo ressuscitado dos mortos corajosamente e com firmeza, puderam falar à multidão dos homens de Israel.  Ao mesmo tempo, ele os conscientizava de que fora eles mesmos os que crucificaram o Senhor da vida, entregando-o para que fosse morto. O intuito de Pedro, porém, era de fazê-los reconhecer o seu pecado e então, se converterem. Todos nós também precisamos refletir e ajuizar na nossa responsabilidade diante dos fatos ocorridos com Jesus Cristo. Foi por nós, que tudo aconteceu! É importante ainda, percebermos que quem O ressuscitou dos mortos foi o poder amoroso do Pai e foi  também por nossa causa que Jesus foi ressuscitado. Portanto, Jesus Cristo é o Senhor da nossa morte e da nossa vida. A morte para o pecado e a nova vida de conversão. Jesus não foi abandonado na região dos mortos nem nós tão pouco ficaremos no sepulcro, porque a nossa alma anseia por estar com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, no céu. – Você cultiva a esperança de uma nova vida aqui mesmo e, depois, no céu? – Você tem consciência de que crucificou a Jesus Cristo? – O que você acha da determinação de Pedro em falar para a multidão e da ousadia dos apóstolos? 

 

Salmo 15,1-2a.5.7-8.9-10.11

R. Vós me ensinais vosso caminho para a vida;junto de vós felicidade sem limites!

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
2Digo ao Senhor: 'Somente vós sois meu Senhor:*
nenhum bem eu posso achar fora de vós!'
5Ó Senhor, sois minha herança e minha taça,*
meu destino está seguro em vossas mãos!R.

7Eu bendigo o Senhor, que me aconselha,*
e até de noite me adverte o coração.
8Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,*
pois se o tenho a meu lado não vacilo.R.

9Eis por que meu coração está em festa,
minha alma rejubila de alegria,*
e até meu corpo no repouso está tranqüilo;
10pois não haveis de me deixar entregue à morte,*
nem vosso amigo conhecer a corrupção. R.

11Vós me ensinais vosso caminho para a vida;
junto a vós, felicidade sem limites,*
delícia eterna e alegria ao vosso lado!R.

 

Reflexão - O salmo preanuncia a alegria de Jesus ressuscitado que confiou no poder do Pai. Podemos hoje, nós também, cantar este salmo nos apossando da alegria de quem tem consciência de que o Pai está perto e que o ampara em todos os momentos da sua vida. Junto do Senhor está a nossa felicidade e perto Dele nós vivemos, desde já, as delícias eternas preparadas para quem o invoca.

 

2ª. Leitura


Leitura da Primeira Carta de São Pedro 1,17-21
Caríssimos: 17Se invocais como Pai aquele que sem discriminação
julga a cada um de acordo com as suas obras, vivei então respeitando a Deus durante o tempo de vossa migração neste mundo. 18Sabeis que fostes resgatados da vida fútil herdada de vossos pais, não por meio de coisas perecíveis, como a prata ou o ouro, 19mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha nem defeito. 20Antes da criação do mundo, ele foi destinado para isso, e neste final dos tempos, ele apareceu,
por amor de vós. 21Por ele é que alcançastes a fé em Deus.
Deus o ressuscitou dos mortos e lhe deu a glória, e assim, a vossa fé e esperança estão em Deus. Palavra do Senhor.

Reflexão - “Somos migrantes neste mundo”
A maioria das pessoas no mundo desconhece a Deus e vive aqui como se este fosse o nosso destino final. Por isso, é providencial que paremos para refletir nas palavras de São Pedro. Somos migrantes neste mundo, a nossa vida passa como um sopro e nem sempre conseguimos cumprir todas as metas a que nos propomos para obter sucesso e para ser feliz. Por conseguinte, precisamos estar bem conscientes de que a nossa felicidade não está posta nas coisas materiais, como o ouro e a prata, pois estas nos são úteis somente enquanto por aqui passamos. Nós fomos resgatados (as) pelo sangue precioso de Cristo por amor, e é pela fé na Sua ressurreição  que  adquirimos  a esperança de alcançar  uma vida futura promissora.  Respeitar a Deus significa viver em conformidade com os Seus ensinamentos e não desafiá-Lo querendo seguir caminhos diversos do que prega a Sua Palavra. A nossa alma anseia pelos caminhos do Senhor. Quando nos envolvemos apenas com o mundo material nós perdemos o nosso referencial de filhos e filhas de Deus e entramos na frustração, por isso mesmo, tantas pessoas se sentem fracassadas e desiludidas.  – Em que consiste hoje a sua esperança? – Em quem você tem colocado a sua atenção para receber direcionamentos para a sua vida? – Você tem vivido como filho e filha de Deus ou apenas como bastardo (a)?

 

Evangelho – Lc 24, 13-35


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 24,13-35
13Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. 14Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. 15Enquanto conversavam e discutiam,
o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles.
16Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram. 17Então Jesus perguntou: 'O que ides conversando pelo caminho?' Eles pararam, com o rosto triste, 18e um deles, chamado Cléofas, lhe disse: 'Tu és o único peregrino em Jerusalém
que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?' 19Ele perguntou: 'O que foi?' Os discípulos responderam:
'O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. 20Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. 21Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! 22É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo 23e não encontraram o corpo dele.
Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. 24Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito.
A ele, porém, ninguém o viu.' 25Então Jesus lhes disse: 'Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas  falaram! 26Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso
para entrar na sua glória?' 27E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele. 28Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais  adiante. 29Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo:
'Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!'
Jesus entrou para ficar com eles. 30Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. 31Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus.
Jesus, porém, desapareceu da frente deles. 32Então um disse ao outro: 'Não estava ardendo o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho, e nos explicava as Escrituras?' 33Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde  encontraram os Onze reunidos com os outros. 34E estes confirmaram: 'Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!' 35Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão.
Palavra da Salvação.

Reflexão – “Realmente, o Senhor ressuscitou!”
Tal qual os discípulos de Emaús, nós também vivemos hoje como cegos e surdos às evidencias de Cristo ressuscitado.   Conversamos sobre as coisas que ouvimos falar nas Escrituras, apreciamos as Suas mensagens, nos surpreendemos com os fatos e acontecimento, no entanto, o que lemos e aprendemos não nos induz a perceber que o próprio Jesus é quem caminha conosco e nos fala a todo o momento.  Partilhamos a Sua Palavra como se ouvíssemos falar de algo que aconteceu há dois mil anos e como se fôssemos cegos, nós também não enxergamos Jesus que, pela Sua Palavra se faz presente na nossa história para mudar o rumo dos seus acontecimentos. Sempre estamos esperando que as coisas aconteçam em conformidade com o que  já planejamos. Entendemos que não deveria haver choro, nem sofrimento, e que num passe de mágica as nossas dores deveriam desaparecer. Nunca admitimos o desencontro, o plano frustrado nem o que aconteceu fora dos nossos padrões de expectativa. Nós nos escandalizamos porque apesar de ser pessoas de oração e nos considerar cristãos verdadeiros, ainda não vimos se cumprirem na nossa vida as promessas que Deus já nos fez. Jesus hoje quer fazer conosco como fez com os discípulos de Emaús e se apresenta diante de nós com o poder da Sua ressurreição, e também nos repreende: “como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram!”  Na realidade, como cristãos, nunca poderemos duvidar da Palavra de Deus, desde os profetas e até Jesus que veio nos revelar os mistérios do Pai. Nunca deveremos nos esquecer de que partilhamos Jesus na Eucaristia, e que é Ele próprio quem parte o Seu Corpo no Pão que sacia a nossa fome e eleva o Cálice do Seu Sangue que mata a nossa sede. Quando sentimos a presença de Jesus, da mesma forma como os discípulos de Emaus nós também percebemos que alguma coisa mudou no interior do nosso coração que arde em zelo mesmo que nada de extraordinário tenha acontecido. Precisamos ter mais consciência de que possuímos um verdadeiro manancial de salvação ao nosso dispor e que se assim quisermos, Jesus nunca irá sair de perto de nós quando chegar a noite escura da desolação. A certeza de que realmente o Senhor ressuscitado está muito perto de nós, poderá mudar toda a nossa compreensão dos fatos e acontecimentos da nossa caminhada aqui na terra.      - O que você tem apreendido com as Escrituras? – Você já percebeu que a Bíblia é o próprio Jesus nos instruindo a viver feliz? – Você tem consciência de que Jesus caminha muito perto de nós? –  O que você sente quando O adora na Hóstia Consagrada? – Você se decepciona com os fracassos da sua vida ou espera a vitória final?


Nenhum comentário:

Postar um comentário