.

I N T E R N A U T A S-M I S S I O N Á R I O S

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS

e RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES.

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PARA PESQUISAR NESTE BLOG DIGITE UMA PALAVRA, OU UMA FRASE DO EVANGELHO E CLICA EM PESQUISAR.

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Com a sabedoria do mundo nunca poderemos entender as “coisas do céu"-Helena Serpa


21 DE ABRIL DE 2019

TERÇA-FEIRA DA SEGUNDA

SEMANA DA PÁSCOA

Cor: Branco



1ª Leitura - At 4,32-37


Leitura dos Atos dos Atos dos Apóstolos 4,32-37
32A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum. 33Com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus.
E os fiéis eram estimados por todos. 34Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas, vendiam-nas, levavam o dinheiro, 35e o colocavam aos pés dos apóstolos.
Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um.
36José, chamado pelos apóstolos de Barnabé, que significa filho da consolação, levita e natural de Chipre, 37possuía um campo.
Vendeu e foi depositar o dinheiro aos pés dos apóstolos.
Palavra do Senhor.

Reflexão – o ser humano foi criado para viver em comum união,
 Os primeiros seguidores de Jesus vivenciaram com inteireza o que o Mestre lhes propôs enquanto com eles permaneceu. Pelo poder do Espírito Santo, eles afinal compreenderam que o ser humano foi criado para viver em comum união, tendo a fé, a esperança e a caridade como base para os seus relacionamentos. O seu modo de viver era um testemunho concreto da ressurreição de Jesus e da força do Espírito Santo que os motivava a permanecer unidos e a partilhar a vida em um só coração e uma só alma. Como cristãos eles testemunhavam o despojamento dos seus próprios bens a fim de que ninguém passasse necessidade. Ainda hoje este é o sonho de Deus para a humanidade.   “Um só coração e uma só alma!”  O  Espírito Santo ainda está no meio de nós e tem poder para  nos fazer viver a unidade da Igreja primitiva. Todos nós temos oportunidade de colocar em prática a vivência dos 1ºs cristãos, quando nos colocamos à disposição dos nossos irmãos e irmãs, a partir da nossa casa, da nossa família. Temos muito que partilhar com todos. Não nos falta dom algum, temos bens, temos tempo, temos saúde, disposição e temos fé. A fé entra pelos ouvidos, toca o nosso coração e se manifesta também no nosso bolso.   Se tivermos consciência de que ter fé implica em ação concreta de renúncia, de desapego e de generosidade, nós ajuizaremos melhor os nossos gestos em relação às pessoas que, bem à nossa vista, passam por situação de penúria.   Hoje, também, existem perto de nós pessoas que carecem de coisas materiais e espirituais. Precisamos partilhar o pão, mas somos chamados também a partilhar o Amor de Deus que recebemos e dividir com as outras pessoas as graças que cumulamos na nossa vida. Hoje também existem aqueles (as) que têm tudo materialmente, mas vivem infelizes porque não conseguem enxergar e ter experiência com as coisas espirituais, por isso, não têm nada.  Porque não sentem o Amor de Deus, não têm fé nem esperança, e nós, que somos privilegiados (as), porque as possuímos, muitas vezes, nos fechamos egoisticamente no nosso mundinho amealhando o amor de Deus que experimentamos e não O repartimos.  
– Você sabe repartir o que possui com quem está necessitado (a)? – Você tem partilhado o seu tempo disponível com alguém? -  O que você poderá estar retendo consigo e não tem repartido com ninguém? 

Salmo - Sl 92, 1ab. 1c-2. 5 (R.1a)


R. Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1aDeus é Rei e se vestiu de majestade,*
1brevestiu-se de poder e de esplendor!R.

1cVós firmastes o universo inabalável,
2vós firmastes vosso trono desde a origem,*
desde sempre, ó Senhor, vós existis!R.

5Verdadeiros são os vossos testemunhos, 
refulge a santidade em vossa casa,*
refulge a santidade em vossa casa,*
refulge a santidade em vossa casa,*
pelos séculos dos séculos, Senhor!R.

Reflexão - Nós vivemos o reino de Deus quando O reconhecemos como Rei e acolhemos Sua Majestade e o Seu poder. O Senhor reina na nossa vida quando ansiamos viver na santidade e na verdade todos os dias da nossa vida, cultivando o desejo de habitar na Sua casa pelos séculos dos séculos. Deus é Rei e o Seu trono está no meio de nós, porém é preciso que nós testemunhemos isso com as nossas ações.

 

Evangelho - Jo 3,7b-15


+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João 3,7b-15
Naquele tempo disse Jesus a Nicodemos: 7bVós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito'. 7Não te admires por eu haver  dito:  Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito'.
9Nicodemos perguntou: 'Como é que isso pode acontecer?'
10Respondeu-lhe Jesus: 'Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis
se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado,  15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. Palavra da Salvação.

Reflexão – “Com a sabedoria do mundo nunca poderemos entender as “coisas do céu” 
Nicodemos buscava conhecer os segredos de Deus e foi à procura de Jesus, o qual, misteriosamente, lhe falou de coisas, aparentemente incompreensíveis: “Vós deveis nascer do alto!” “O vento sopra onde quer!” “Coisas da terra, coisas do céu!”     Apesar de não entender muito bem o que Jesus lhe falava, Nicodemos ousava desembaraçar os enigmas diante das colocações do Mestre, colocando as suas dúvidas para lhes fosse esclarecidas. Nós também não conseguimos entender a técnica de Deus e, somente Jesus poderá também nos ponderar sobre as coisas do céu segundo a visão do Pai. Nascer do alto é nascer do Espírito Santo, isto é, daquele que foi enviado do Alto para nos fazer alcançar os mistérios de Deus.  Nascemos do alto quando estamos entregues ao olhar de Deus e vivendo segundo os Seus pensamentos. Nascemos do alto também quando dizemos não à mentalidade do mundo e assumimos a mentalidade de Deus que se traduz em amor. Nós só poderemos descobrir os mistérios do céu quando procurarmos Jesus a sós, acolhendo a Sua Palavra que decifra e interpreta o desejo do Pai para cada momento da nossa vida. Se nos aprofundarmos na Sua Palavra perceberemos que as coisas do céu se traduzem na vivência dos conselhos evangélicos, como a doação, a partilha, a entrega, a humildade, a simplicidade, a compreensão, a mansidão, o perdão, a compaixão etc. Todas essas virtudes são desejos que estão no coração de Deus para que ponhamos em prática aqui na terra.  Com a sabedoria do mundo nunca poderemos entender as “coisas do céu”. Só um espírito voltado totalmente para o alto, isto é, para Deus, pode vivenciar as coisas simples da vida sem se questionar.   Muitas pessoas são versadas nas coisas da terra e vivem somente para essa vida que é passageira, por isso, não conseguem alcançar o reino de Deus. O reino de Deus, assim como o vento que sopra, já se manifesta no meio de nós quando praticamos as ações que o Espírito Santo nos inspira. Precisamos aprender a observar os sinais das coisas de Deus enquanto ainda caminhamos na terra, para que a nossa alma já comece a viver aqui, a alegria do céu. – Você também tem procurado a Jesus na oração para esclarecer as suas dúvidas? – O que Ele   tem  lhe revelado? – Você já distingue o sopro do vento do Espírito Santo ou tem vivido como um autômato? 


2 comentários:

  1. DEUS te abençoe e te ilumine. Obrigado pela reflexão.
    Santa Maria, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. José Maria Nascimento21 de abril de 2020 às 07:52

    Obrigado Senhor, obrigado Helena!!!

    ResponderExcluir